Aulas Abertas com Georg Otte sobre o filme “Adeus, Lênin!” - Santa Tereza Tem
Logo

Aulas Abertas com Georg Otte sobre o filme “Adeus, Lênin!”

Georg Otte – Arquivo pessoal

Aulas Abertas com professor Georg Otte que faz uma reflexão sobre o filme alemão

Partindo do filme “Adeus, Lênin!” (2003), do diretor Wolfgang Becker, sobre a derrubada do Muro de Berlim em 1989, Otte apresenta a importância da “abordagem cultural” de um assunto que foi objeto do noticiário mundial. O filme serve de exemplo para mostrar que, de modo geral, tanto a obra cinematográfica quanto a literária (e ainda outras artes), não se limitam a apresentar os fatos, mas, a partir de uma perspectiva individual, o impacto desses fatos nas pessoas. Despertando a empatia do espectador ou do leitor, a ficção, normalmente classificada como “mentirosa” por ser “fictícia”, revela verdades que o noticiário não transmite.

Assista à aula com a reflexão do professor Georg Otte em: https://youtu.be/eMjjtZbYFOU

Georg Otte é Vice-Diretor e Professor Titular da Faculdade de Letras da UFMG nas áreas Língua e Literatura Alemã e Teoria da Literatura. É membro do Grupo de Pesquisa Mito e Modernidade (MiMo).

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de que estamos vivendo.

A cada mês será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição.

Projeto Aulas Abertas
Uma vez por mês nas Redes Sociais e Site do Centro Cultural UFMG
Facebook: https://www.facebook.com/centroculturalufmg
Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg
YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG
Site: https://www.ufmg.br/centrocultural/

Anúncios