Pandemia vista da janela - Santa Tereza Tem
Logo

Pandemia vista da janela

Pandemia vista da janela, uma crônica visual do fotógrafo Marcelo Prates

Durante a pandemia, quem pode ficar em casa precisou de encontrar uma forma de se adaptar da melhor forma ao novo cotidiano imposto pelo isolamento social. Cada um achou um caminho de enfrentar esse tempo difícil e o fotógrafo Marcelo Prates se ajeitou com o que mais gosta e sabe fazer de melhor, fotografar.

Assim, da janela de seu apartamento, com seu olhar sensível e sua parceira máquina fotográfica ele faz imagens fantásticas do dia a dia de sua rua, observando as pessoas, o céu, os muros, os animais e os arredores do seu prédio. Ele começou a fazer esses registros em abril de 2020 e já cataloga cerca de 3.500 imagens, que chama de “Pandemia vista da janela”.

São imagens, que para uma pessoa menos observadora não têm nada de especial, mas para o olhar sensível do fotógrafa, exprimem muito do que estamos vivendo nesse período perturbador. São primeiro apreendidas pelas suas retinas e depois pelo click da máquina.

Marcelo explica que “Pandemia na janela é uma crônica visual do meu olhar do cotidiano sobre o que se passa do lado de fora do meu apartamento, nesse período de isolamento que estou por causa da COVID 19. Eu fico atento a tudo que acontece no espaço visível da minha janela e na maioria das vezes o instinto me conduz para ela e isso sempre me faz fotografar momentos interessantes e expressivos”.

Trabalhadores (click na foto para aumentar)

“O ensaio fotográfico “ Pandemia vista da janela” tem me ajudado muito a conviver com esse momento terrível que acomete o planeta, a gente vai descobrindo e apreendendo muitas coisas. A mais importante é aprender melhor a amar a si próprio, o estar sozinho e criar uma história sobre esse período através da minha profissão, a fotografia. Quem sabe a Pandemia da Janela vire livro de um testemunho e olhar de um fotógrafo que cumpre as recomendações de isolamento e respeito a vida”, comenta o profissional que não abandona sua companheira de longa data, a máquina fotográfica.

Marcelo Prates é autodidata e fotografa desde os 18 anos. Formado em Comunicação Social pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e trabalhou nos Jornais O Globo, Hoje em Dia e como freelancer para os principais jornais do país, além da Vale.  Já publicou três livros: Pássaros da Liberdade; Palácio da Liberdade – Arte e Beleza no Espaço Político; Grande Hotel de Araxá – Eterna Fonte da Beleza e da Memória e tem suas imagens publicadas em livros de outros autores.

Confira outras fotos em seu facebook e instagram

Céu

Gente na rua

Animais

Anúncios