Outubro no MMGerdau - Santa Tereza Tem
Logo

Outubro no MMGerdau

Interior-do-MM-Gerdau-foto-Leonardo-Miranda

Outubro no MMGerdau com projeto Museu é lugar de brincar”

No dia 12/10, o museu inicia a Semana da Criança, com programação que inclui uma série de ações voltadas para os pequenos no projeto “Museu é lugar de brincar”. Entre os dias 12 e 14 de outubro, o canal de YouTube e as redes sociais do MM Gerdau exibirão a encenação “Cinco Pedrinhas”, uma esquete do grupo Coisa de Jerico. Realizada em formato digital em função da pandemia, será apresentada no formato de vídeo, com aproximadamente 3 min. de duração. O vídeo conta a história de duas hematitas já conhecidas, que rolaram lá do interior de Minas para os espaços do MM Gerdau. O grupo Coisa de Jerico possui um trabalho dedicado à pesquisas de mediações teatralizadas em espaços museais, capacitação de educadores, propostas de intervenções em visitas mediadas e contações de histórias.

No dia 13/10, a equipe do setor Educativo do museu promove no site do MM Gerdau mais uma edição do ateliê científico, desta vez com o tema Brincadeiras na infância”. Inspirado no jogo das “cinco pedrinhas”, os educadores irão abordar a importância das brincadeiras e do brincar na formação dos sujeitos.

Continuando a programação da Semana da Criança, no dia 14, às 19h, o público será convidado a acompanhar no YouTube do museu, a divertida visita virtual mediada “O Trem das Minas”. O roteiro, inteiramente criado para o público infantil, convida os visitantes a embarcarem em uma viagem que atravessa montanhas, rios e cidades, despertando o olhar para as pedras, pessoas e suas histórias.

Já no dia 16/10, com programação organizada pelo Teria Café?, o MM Gerdau recebe O Museu Tropical, inaugurando o brunch no Terraço. Esta primeira edição será embalada pela animação do Baile da Bôta, iniciativa que surgiu em Belo Horizonte com o intuito de celebrar os ritmos brasileiros, com destaque para os originários nas regiões norte e nordeste do país. A proposta é promover uma programação que começa com um brunch e termina com o Baile da Bôta, reunindo em todas a alegoria das festas tradicionais amazônicas, representadas pela figura folclórica do Bôto cor-de-rosa e a cultura dos paredões e bailes de brega do Pará.

Lucas D’Ambrosio Encenação Cinco Pedrinhas – Grupo Coisa de Jerico2

Entre os dias 26 e 30/10, o MM Gerdau participa da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a SNCT 2021. Realizada em formato on-line e presencial, a semana é reconhecida como o maior evento de popularização da ciência do país e um dos maiores do mundo. A SNCT é uma grande oportunidade para mostrar, de forma simples, divertida e didática, os avanços da ciência e os resultados do desenvolvimento tecnológico no Brasil e no mundo. O tema escolhido para esta edição é “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.

Nos dias 26 e 27/10, na programação da SNCT, um ser de outro planeta será o convidado ilustre do Educativo do MM Gerdau. Perspicaz e de língua afiada, Tetê fará um passeio pelo Museu mostrando ao público infantil informações sobre a importância da ciência e sua presença em nosso cotidiano.
A live “Inovações tecnológicas na Geologia”, com o pesquisador Tiago Duque, está marcada para o dia 28/10, às 19 horas, no YouTube do museu. A atividade será acessível em Libras e contará com mediação de Marina Andrade, coordenadora do programa CoMciência.

No dia 30/10, das 13h às 17h30, a Praça de Convivência do MM Gerdau recebe o 8º Encontro de Colecionadores de Minerais (adulto e mirim), evento que já faz parte do calendário dos colecionadores e apreciadores de minerais e também integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O Museu receberá 18 colecionadores, entre adultos e crianças, que foram convidados a expor peças de sua coleção, tirar dúvidas dos curiosos e conversar com os interessados e apaixonados pelo universo dos minerais. O encontro é uma oportunidade de troca e venda de minerais para os colecionadores e interessados em possui um exemplar. Além disso, às 15h, o evento ainda contará com o lançamento do livro “Coleções: Minerais do Brasil”, com a participação dos autores Carlos Cornejo e Andrea Bartorelli. Eles irão conversar com o público presente sobre colecionismo de minerais.

Todos os eventos presenciais seguirão todos os protocolos de segurança .
PROGRAMAÇÃO e INFORMAÇÕES COMPLETAS: www.mmgerdau.org.br
YOUTUBE do MM Gerdau: https://www.youtube.com/user/MuseuMinasMetal

Anúncios