Maurício de Sousa no Dia das Crianças da AML - Santa Tereza Tem
Logo

Maurício de Sousa no Dia das Crianças da AML

Maurício de Sousa – Foto Caio Gallucci

Maurício de Sousa na Academia Mineira de Letras fala um pouco de sua trajetória

O cartunista mais famoso e amado do Brasil é o convidado da Academia Mineira de Letras para falar um pouco de sua trajetória. Maurício de Sousa será entrevistado pelo presidente da AML, Rogério Faria Tavares, no vídeo “A vida e a arte de Maurício de Sousa”, que pode ser assistido no canal de Youtube da AML a partir do dia 12 de outubro, às 11h, como programação especial do Dia das Crianças.

Em entrevista ao presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, o cartunista Maurício de Sousa relembra sua infância em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, e a influência exercida pelos pais na sua formação. A figura da avó Benedita também ganhou destaque.

Foto Caio Gallucci

Maurício ainda recorda a ida para a cidade de São Paulo e o ingresso no jornal “Folha da Manhã”, onde, antes de atuar como desenhista, trabalhou como revisor e como repórter policial. Ele fala sobre os primeiros personagens e sobre como criou a Mônica, a Magali, o Cebolinha e o Cascão: as meninas foram inspiradas nas filhas e os meninos em antigos colegas de infância. O sucesso das revistas e o êxito no cinema e no teatro também ganharam comentários do cartunista, que detalhou o processo de internacionalização da Turma da Mônica.

Na entrevista, Maurício de Sousa fala especialmente dos personagens criados para ajudar as crianças a não terem nenhum tipo de preconceito: Luca, portador de deficiência física; Dorinha, portadora de deficiência visual; Tati, portadora de deficiência intelectual; André, portador do transtorno do espetro autista, além de Igor e Vitória, portadores do HIV.

O cartunista igualmente relembrou os processos de criação de personagens como Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho e Milena, além de contar como funciona o seu estúdio de criação, que emprega roteiristas e desenhistas de várias partes do Brasil.

SERVIÇO:
Palestras online “A vida e a arte de Maurício de Sousa”
Data: a partir de 12 de outubro, às 11h
Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Anúncios