Semana da Criança no Circuito Municipal de Cultura - Santa Tereza Tem
Logo

Semana da Criança no Circuito Municipal de Cultura

Semana da Criança com opções presenciais e virtuais entre brincadeiras tradicionais, palhaçaria e teatro de bonecos.

BRINCAR, ato pelo qual as crianças descobrem, se comunicam e se inserem no mundo, é o foco da programação da Semana da Criança no Circuito Municipal de Cultura. As atrações serão oferecidas em formato híbrido, com opções presenciais e virtuais, entre os dias 9 e 17 de outubro. Todas as atividades são gratuitas, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19 determinados pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Abrindo a programação de espetáculos, no dia 9, sábado, às 11h, Catin Nardi e o Teatro Navegante de Marionetes (Ouro Preto) apresentam “Pocket Show Kids”. O espetáculo, versão infantil do espetáculo solo do marionetista Catin Nardi, será disponibilizado on-line nas redes do Circuito e no YouTube da Fundação Municipal de Cultura. “Pocket Show Kids” apresenta uma sequência de números, performances e esquetes nos quais os marionetes navegam num tempo poético e divertido entre o universo das coreografias e das performances. A obra já participou de inúmeros festivais nacionais e internacionais na América e Europa.

Pocket-Show-Kids-Teatro-Navegante-de-Marionetes-Foto-Uriel-Silva

Márcio Gato e Banda (BH) mostram o espetáculo “Girafulô” no sábado e no domingo, dias 9 e 10, às 16h, de forma presencial, no Teatro Marília. O espetáculo cênico-musical traz os jogos e brincadeiras tradicionais da cultura da criança nas narrativas musicais e busca proporcionar ao público brincar e se divertir aprendendo ações importantes relacionadas aos cuidados com plantas, animais e principalmente as relações entre as pessoas.

Girafulo.Fernanda-Gomes

A arte dos palhaços dá o tom de “Circo de Família”, espetáculo da Cia. Circunstância (BH) que será apresentado no dia 10, às 10h, pelo YouTube da Fundação Municipal de Cultura e pelo site do Circuito. O espetáculo teve a sua estreia em março de 2020 e foi criado para ser apresentado na rua. Porém, com a pandemia, foi realizada a adaptação para o ambiente virtual, criando um roteiro híbrido com cenas executadas ao vivo e cenas gravadas.

No Dia das Crianças, dia 12, às 11h, a Carroça de Mamulengos (Juazeiro do Norte/CE) mostra, de maneira on-line, a montagem “Histórias de Teatro e Circo”. Trata-se de uma obra que nasceu junto com a própria companhia e que, desde então, vem formando todos os integrantes, que já alcançam a terceira geração de fazedores de arte viva.

A programação artística se estende até o fim de semana seguinte, quando entram em cartaz duas atrações. Nos dias 16 e 17, sábado e domingo, “Na Conchinha de Cascudo” será apresentado no Teatro Raul Belém Machado, às 16h. Inspirado no universo do folclorista, historiador e escritor Luís da Câmara Cascudo, o espetáculo explora o potencial lúdico da cultura brasileira. No espetáculo, a contadora de histórias, cantora e compositora JHÊ (BH) narra, com estilo dinâmico e instigante, contos de encantamento, contos de animais e contos de fadas recolhidos pelo folclorista. A trilha, composta especialmente para o espetáculo, traz canções e temas instrumentais executados ao vivo pelo violonista e compositor Thiago Amud (RJ).

Na-Conchinha-do-Cascudo.-BETH-FREITAS.

O Grupo Pé de Sonho (BH), liderado pelos músicos, compositores e educadores Weber Lopes e Geovanne Sassá, apresenta no dia 17 um show on-line com repertório para crianças, às 11h. A apresentação poderá ser acompanhada pelo YouTube da Fundação e pelo site do Circuito e integra a programação da 6ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte.

REENCONTRO COM A BRINCADEIRA
O Circuito estende sua programação até quatro ocupações da Região Metropolitana da cidade, com a realização do “Encontro para Brincar”, com o brincante Roquinho, da Carretel Cultural. A ocupação Dandara recebe a ação no dia 12, ocupação Esperança no dia 16, e Vitória no dia 17, às 9h. A ocupação Eliana Silva vai ser espaço para a oficina “Da Brincadeira à Arte”, no dia 17, das 15h às 17h. A oficina pretende mostrar aos participantes como a criação cênica está relacionada ao despojamento lúdico e à espontaneidade das brincadeiras.

O bairro Taquaril recebe no dia 12, das 13h às 17h, na praça Che Guevara, o “Grupo Bolhaterapia”, do Cordão Brincante (BH). O evento presencial irá contemplar em sua programação oficinas de confecção de brinquedos de bolhas de sabão.

PROGRAMAÇÃO DE ESPETÁCULOS
Dia 09/10 – Sábado

11h – “Pocket Show Kids”, com Catin Nardi – Teatro Navegante de Marionetes
Formato: On-line
16h – Atração: “Girafulô”, com Marcio Gato e banda
Formato: Presencial (Teatro Marília)
Dia 10/10 – domingo
11h – Atração: “Circo de Família”, da Cia Circunstância
Formato: Live / On-line
16h – Atração: “Girafulô”, com Marcio Gato e banda
Formato: Presencial (Teatro Marília)
Dia 12/10 – Terça-feira
11h – Atração: “Histórias de Teatro e Circo”, com a Carroça de Mamulengos (Juazeiro do Norte/CE)
Formato: On-line
13h – Atração: “Cordão Brincante”, com Bolhaterapia (BH)
Formato: Presencial (Praça Ernesto Che Guevara)
Dia 16/10 – Sábado
16h – Atração: “Na Conchinha de Cascudo”
Formato: Presencial (Teatro Raul Belém Machado)
Dia 17/10 – Domingo
11h – Atração: Show do Grupo Pé de Sonho
Formato: On-line
16h – Atração: “Na Conchinha de Cascudo”
Formato: Presencial (Teatro Raul Belém Machado)

CIRCUITO NAS REDES
YouTube : https://www.youtube.com/user/canalFMC
Instagram: https://www.instagram.com/circuitomunicipaldecultura/
Facebook: https://www.facebook.com/circuitomunicipaldeculturabh?_
Site do Site: www.circuitomunicipaldecultura.com.br

SERVIÇO
Semana da Criança no Circuito Municipal de Cultura
De 09 a 17 de outubro
Classificação: livre

Anúncios