Grupo Bambulha participa do Podcast Recitais - Santa Tereza Tem
Logo

Grupo Bambulha participa do Podcast Recitais

Bambulha – Arquivo do grupo

Grupo Bambulha participa do podcast de música do Centro Cultural UFMG

No sétimo episódio do Podcast Recitais tivemos um bate-papo com os educadores musicais do grupo Bambulha, formado por Angelita Broock, Cecília Santos, Gabriel Formagio, Gustavo Brito, Gustavo Pagani, Silene Leão e Vinni Carlos. Dedicado ao público infantil, seu repertório é composto por músicas autorais e do cancioneiro popular brasileiro, com arranjos próprios que passeiam por vários estilos musicais. Criado em 2019, o grupo é um projeto de extensão relacionado ao Centro de Musicalização Integrado (CMI) da Escola de Música da UFMG e faz parte do Movimento Música e Infância (MOVMI).

Angelita Brook, professora da Escola de Música da UFMG, diretora do CMI e coordenadora do grupo, nos descreve que quando chegou à UFMG, em 2018, existia um desejo enorme de ter um trabalho que fosse destinado ao público infantil, pensando na família e em uma proposta de música para criança a partir de ideias da iniciação musical. Apoiada nesse desejo, ela convidou alguns alunos com formações específicas – canto, baixo, guitarra, percussão, etc. – e formou o grupo Bambulha.

O nome surgiu a partir de uma brincadeira, diz Angelita, que nos conta que a Escola de Música é rodeada de Bambu, planta de raízes fortes, que está sempre agrupada, uma ao lado da outra e remete à força. Tanto a Escola de Música quanto o bambuzal que a envolve encontram-se na região da Pampulha, em Belo Horizonte, portanto o nome Bambulha, denominação que também virou verbo, ação e diversão entre os integrantes do grupo.

O objetivo do Bambulha é dar oportunidade aos alunos da licenciatura em música de estar no palco e realizar uma produção musical, explica Brook. A licenciatura é muito voltada para a sala de aula, enquanto os cursos de bacharelado permitem que os alunos vivenciem a prática. Através do grupo os alunos têm a chance de produzir materiais didáticos, criar composições, construir arranjos, elaborar espetáculos, apresentar em público, além das vivências com crianças e formação de professores. Dessa maneira, o Bambulha trabalha a área artística, a área pedagógica e a área de pesquisa.

Não subestimar a capacidade das crianças é algo muito discutido pelo grupo, pois a criança é um ouvinte crítico, sabe o que quer ouvir, o que a agrada e o que não a agrada. É importante nutrir essas crianças musicalmente, levar estilos e timbres variados, seja com o violão, o banjo, a viola, o baixo, um galão de água ou um reco-reco de lata, diz Angelita. Buscar timbres e estilos diferenciados, fazer brincadeiras sonoras, trazer momentos de silêncio, ouvir as crianças, ter esse contato mais estreito com elas e permitir que façam suas próprias músicas são didáticas aplicadas pelo grupo. Os educadores musicais levam para a sala de aula a diversidade e a qualidade musical, algo que também se reflete no grupo Bambulha.

Ouça o podcast na íntegra e conheça um pouco mais sobre o Bambulha: https://spoti.fi/3DnpQFj

Conheça o grupo Bambulha em: www.instagram.com/bambulha/ e www.youtube.com/c/GrupoBambulhaCMIUFMG

Podcast Recitais
O podcast de música do Centro Cultural UFMG.
Uma vez por mês no Spotify

Anúncios