Onde foram parar as balinhas para Cosme e Damião - Santa Tereza Tem
Logo

Onde foram parar as balinhas para Cosme e Damião

Por Carlos Felipe Horta

Em tempos passados o dia 27 de setembro era um dia cheio de alegria para muita gente. Nesta data, o calendário religioso lembra também os irmãos gêmeos Cosme e Damião, árabes de nascimento e médicos de profissão.

Segundo a história, eles curavam as pessoas, aliando o conhecimento médico e sempre invocando, no início, o senhor Deus cristão.

Acusados de serem cristãos por Lísias, governador de Egra, ao tempo de Diocleciano e Maximiano, foram presos, flagelados e atirados do alto de rochedos. Salvos por um anjo, foram jogados em uma fornalha de onde saíram ilesos. Vendo o que acontecia, Lísias mandou prender mais três cristãos, submetendo todos a vários flagelos antes de serem degolados em 27 de setembro de 286.

O culto dos gêmeos no Brasil

No Brasil, o culto de Cosme e Damião é citado desde 1530, quando Duarte da Costa construiu uma capela dedicada aos santos, em Pernambuco.

Cosme e Damião receberam dos afro-brasileiros um culto especial e o fato de serem gêmeos foi fundamental … Ao contrário de algumas tribos africanas, principalmente no Sul do continente, que considerava gêmeos como uma prova de azar, a maior parte delas eles eram prenúncio de sorte.

Os jeje-nagôs e outros povos da chamada Costa dos Escravos assim pensavam e adotaram Cosme e Damião, às vezes sincretizados como ibejis ou meninos de Angola (dependendo das nações). Igualmente como símbolos de fertilidade e alegria.

“Cosme e Damião” – Giorggio Vassari
Pintor renascentista italiano (1511-1574)

Isto está mais do que presente na festas de 27 de setembro. Em sua homenagem, os “erês”, elementos infantís dos orixás, recebem e dão presentes, além da distribuição de doces, balas e refrigerantes.

Ainda em sua homenagem, na data, fiéis dos cultos afro-brasileiros saiam às ruas, dando balas, doces e pipocas para crianças e até adultos.

Em tempos passados, era comum ver iaôs, devidamente trajadas, fazendo isso, uma costume que não acabou mas é hoje bem menor. Também em homenagem a Cosme e Damião, pessoas comuns davam balas e doces às crianças e o comércio chegava a fazer propaganda sobre isso.

O costume vem diminuindo bastante mas ainda persiste.Igualmente em fase de desuso é o “caruru dos meninos”, uma solenidade pública de confraternização no dia ou data próxima a 27 de setembro, aberta também para não fiéis do culto.

Muita coisa está mudada , mas não custa nada, segundo os que acreditam, acender, duas velas, uma ao lado da outra, em homenagem aos santos médicos que se tornaram símbolos da infância, da fertilidade e da alegria.

Kilombo Souza comemora Cosme e Damião

Seguindo a tradição, os moradores do Kilombo Souza, em Santa Tereza, sempre festejam o Dia de Cosme e Damião, com distribuição balas e doces para a criançada.

Como a data caiu em dia letivo, a comemoração será em dois horários, para atender a todas as crianças. Na parte da manhã, de 9h às 12h e à tarde, de 14 às 18h. Leve a meninada para que participem dessa tradição afroreligiosa, para que não se perca no tempo. É só chegar.

Rua Teixeira Soares 985, perto do Oásis Clube.

Anúncios