que mudou os paradigmas da educação de crianças, adolescentes e a alfabetização de adultos, baseado no desenvolvimento da consciência crítica.
É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial e defensor da ideia de que só a educação é capaz de emancipar e criar o senso de cidadania, proporcionando aos indivíduos uma leitura crítica de mundo, Paulo Freire foi reconhecido como patrono da educação brasileira em 2012.
Paulo Freire nasceu no Recife, em 1921, naquela época, um pedaço do Brasil pobre em consequência ainda do período colonial e da escravidão. Assim como sua família, a maioria das pessoas eram pobres e isso o levou a enxergar a relação que só com a educação libertadora essas famílias marginalizadas poderia melhorar as suas condições de vida.
Erradicar o analfabetismo foi sua primeira preocupação e em 1962 aplicou seu método da consciência crítica e ao ensinar 300 camponeses a ler e escrever em 45 dias. Em seu processo de educação ele usava a realidade vivida pelos alunos como instrumento de ensino e aprendizagem.
Suas ideias libertárias não agradaram o governo brasileiro pós-golpe de 1964 e ele exilou-se, voltando ao Brasil em 1979 e liderou o projeto de alfabetização de adultos, especialmente em São Paulo. Aplicou suas ideias da pedagogia de que apenas a educação que clareia o pensamento é libertadora em diversos países e, em 1968, publicou o seu mais famoso livro, “Pedagogia do Oprimido”, traduzido em vários idiomas.
Algumas frases que mostram um pouco de Paulo Freire:
“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.
“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”.
“Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes. ”
“Não basta saber ler que ‘Eva viu a uva’. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho”.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.
“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.
“Ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário”.
“Ninguém liberta ninguém. As pessoas se libertam em comunhão”.
“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”.