CCBB Educativo discute sobre museus e escolas na produção de conhecimento - Santa Tereza Tem
Logo

CCBB Educativo discute sobre museus e escolas na produção de conhecimento

CCBB Educativo com Cayo Honorato, Geovana Freitas, Lua Cavalcante e Viviane Pinto

No próximo “Transversalidades”, do CCBB Educativo, Cayo Honorato, Geovana Freitas, Lua Cavalcante e Viviane Pinto são convidados a compartilhar seus processos de pesquisa no encontro “Como museus e escolas podem produzir conhecimento em colaboração?”. Transmitido em tempo real aos participantes, o evento acontece no dia 15 de setembro, às 15h, pela plataforma Zoom. É necessário fazer inscrição prévia no site do Programa para participar do evento ao vivo, que também conta com tradução em Libras.

Entendendo que a mediação cultural não se reduz a um serviço de difusão de conteúdos, mas se apresenta como um espaço de produção de conhecimento, os educadores do Programa Educativa do Museu Nacional da República (MuN) – Brasília, trabalham com os conceitos de mediação cultural como pesquisa e prática documentária.

Neste encontro, os participantes irão compartilhar seus processos de pesquisa e desenvolvimento de materiais educativos em interlocução com a Escola Parque da Natureza de Brazlândia, em que buscam conexões entre a metodologia de pesquisa-brincadeira realizada com estudantes e professores da Escola e a pesquisa das plantas no Acervo do MuN. Também irão compartilhar o processo de experimentação dos materiais educativos com outras escolas e educadores.

Cayo Honorato atua como formador e consultor do Programa Educativa do Museu Nacional da República. É professor no Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília. Pesquisa sobre a atuação dos públicos e a mediação cultural; as conjunções e disjunções entre arte e educação; as relações entre arte, educação e política.

Geovana Freitas atua como mediadora cultural do Programa Educativa do Museu Nacional da República. É pedagoga e educadora popular. Pós-graduanda em Arte, Cultura e Educação pelo Centro Universitário de Maringá e licenciada em Pedagogia pela UFSCar.

Lua Cavalcante atua como mediadora cultural do Programa Educativa do Museu Nacional da República. É artista, educadora e mulher com deficiência. Formada em Fotografia, concluindo a licenciatura em Pedagogia e se aventurando pelos caminhos da Pedagogia Griô. Se coloca como corpo-artístico-político-pedagógico, propondo reflexões sobre quais lugares reais, imaginários e encantados esse corpo aleijado habita e opera.

Viviane Pinto atua como coordenadora pedagógica do Programa Educativa do Museu Nacional da República. É educadora cultural com pesquisa e atuação em mediação cultural, políticas públicas, gestão e produção cultural. Trabalha com formação cultural e organização de trabalhos coletivos tendo como princípio a democracia cultural.

SERVIÇO:
Programa CCBB Educativo – Transversalidades
Como museus e escolas podem produzir conhecimento em colaboração?
Quarta-feira, 15 de setembro, às 15h
Transmissão: Plataforma Zoom
Inscrições: ccbbeducativo.com/cursos
Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos
Acessível em Libras – Evento gratuito
Informações: (31) 3431-9440/9441

Anúncios