5ª edição do projeto “Expedições do Patrimônio” da PBH - Santa Tereza Tem
Logo

5ª edição do projeto “Expedições do Patrimônio” da PBH

Foto ArtePBH

5ª edição do projeto Expedições do Patrimônio debate a história, tradição e diversidade cultural da Lagoinha

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, promove na próxima terça-feira, dia 21 de setembro, a partir das 14h, a 5ª edição do projeto “Expedições do Patrimônio”. O encontro será virtual e terá como tema a história do bairro Lagoinha. A atividade é destinada a estudantes de graduação, professores de todos os níveis da educação básica das redes pública e privada, diretores escolares, gestores educacionais e de centros culturais, mediadores de aprendizagem em museus e centros culturais, estudiosos, além de pessoas interessadas nos debates sobre Patrimônio Cultural.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Portal da Prefeitura pbh.gov.br/patrimoniocultural. As vagas são limitadas.

Com o tema “Lagoinha: história, tradição e diversidade”, o encontro proporcionará aos participantes conhecer a história de ocupação desta região. Conjunto urbano protegido pelo município, a Lagoinha é permeada por residências sofisticadas ou de soluções arquitetônicas menos complexas das primeiras décadas do século XX, prédios e equipamentos públicos, também centenários, com estilos que vão do ecletismo, passando pelo art decó, até o modernismo. Também será debatida a diversidade cultural da região, caracterizada por fortes tradições como a vida boêmia, o samba, o carnaval, a religiosidade e as lendas urbanas belo-horizontinas, além dos ofícios tradicionais executados por trabalhadores e mestres da cultura popular.

O debate será conduzido por Marco Antônio Silva, historiador e doutor em Educação, coordenador do setor educativo da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público, e Arminda Aparecida de Oliveira, Professora e Mestre em Educação, da Diretoria de Desenvolvimento e Articulação Institucional da Secretaria Municipal de Cultura. Esta edição terá como convidados o arquiteto da Diretoria de Patrimônio Cultural Teodoro Magni (graduado em Engenharia e Arquitetura pela UFMG e Politécnico de Milão e Mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas) e a Gerente de Patrimônio Cultural Imaterial no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG – Débora Raíza C. Rocha Silva (Mestre em História pela UFMG).

Sobre o “Expedições do Patrimônio”
Desenvolvido desde 2019, o projeto Expedições do Patrimônio é uma ação educativa da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura. A proposta é permitir que, a cada edição, os participantes possam aprofundar o conhecimento e vivência dos bens materiais e imateriais do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte.

Em sua primeira edição, o projeto proporcionou um encontro formativo sobre o Ofício dos Lambe-lambes, primeiro bem a receber o título de Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. O encontro aconteceu em 2019, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, território que abriga os fotógrafos que exercem há décadas a profissão na capital.

Na segunda edição, a temática abordada foi a Praça da Estação: Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. O encontro abordou a importância histórica, simbólica, afetiva e arquitetônica da Praça da Estação para Belo Horizonte e o Estado de Minas Gerais. Pampulha: Patrimônio Cultural e Diversidade foi o tema da terceira edição que abordou a história de ocupação desta região, o Conjunto Moderno (tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco) e as Festas de Iemanjá (Patrimônio Cultural de Belo Horizonte) que acontecem no entorno da Lagoa. A quarta edição teve como tema Santa Tereza, Patrimônio Cultural e Identidades e abordou a singularidade do bairro marcado por uma particularidade nos modos de vida e relações de sociabilidade resistentes às relações impessoais e influenciadas pela lógica de mercado nas grandes metrópoles. Além disso, nesta edição, mereceu destaque o Quilombo Souza, com suas fortes tradições afro-brasileiras, que foi reconhecido como Patrimônio Cultural de Belo Horizonte.

SERVIÇO
Projeto Expedições do Patrimônio
Tema: Lagoinha: história, tradição e diversidade
Dia 21 de setembro, das 14h às 16h30 – via videoconferência (Google Meet)
Inscrições: www.pbh.gov.br/patrimoniocultural
Os participantes recebem certificação.
Número de vagas: 100

Anúncios