Escritor Murilo Rubião é homenageado em Belo Horizonte - Santa Tereza Tem
Logo

Escritor Murilo Rubião é homenageado em Belo Horizonte

Escritor Murilo Rubião é homenageado com placas nos lugares onde morou, por ocasião dos 30 anos de sua morte.

Passear pelas ruas de uma cidade pode ser uma oportunidade de conhecer também parte de sua paisagem humana. Homens e mulheres que, com seu trabalho e trajetória de vida, tiveram papel relevante na história do lugar.

O escritor Murilo Rubião, morto em 16 de setembro de 1991, morou em vários lugares de Belo Horizonte. Aqui chegou ainda criança, vindo com a família de Carmo de Minas (MG), sua terra natal. Sua primeira moradia, um sobrado na Rua Goitacazes, não existe mais. Assim como uma casa no bairro da Serra onde viveu na década de 1940.

Depois disso, morou em prédios de apartamentos, em cinco endereços diferentes. Três deles já receberam as placas indicativas, com grande receptividade por parte dos moradores. Alguns deles chegaram a conviver com o escritor e guardam boas lembranças de quando foram vizinhos.

As placas já foram instaladas nos seguintes endereços:
Rua Leopoldina, 822 – Santo Antônio
Rua Trifana, 529 –Serra
Rua do Ouro 777 – Serra

Breve biografia:
Murilo Eugênio Rubião (1916-1991) nasceu em Silvestre Ferraz (atual Carmo de Minas), MG. Mudou-se para Belo Horizonte em 1923, onde concluiu o primário no Grupo Escolar Afonso Pena, o ginasial no Colégio Arnaldo e o curso de Direito na Universidade de Minas Gerais em 1942. Além de ter atuado como chefe de gabinete de Juscelino Kubitschek quando este foi Governador de Minas Gerais, Rubião também exerceu diversos cargos importantes na administração pública. Outra importante realização de Rubião foi criar o Suplemento Literário de Minas Gerais, que até os dias de hoje é tido como uma das melhores publicações da imprensa cultural do Brasil, sendo reconhecido internacionalmente.

www.murilorubiao.com.br

Anúncios