Entrevista com historiador e professor João Paulo Pimenta na AML - Santa Tereza Tem
Logo

Entrevista com historiador e professor João Paulo Pimenta na AML

Entrevista com historiador e professor sobre “A independência do Brasil e a América Espanhola”

O projeto especial “22 entrevistas no Bicentenário da Independência”, realizado pela Academia Mineira de Letras, promove debate sobre “A independência do Brasil e a América Espanhola”. O presidente da AML, Rogério Faria Tavares, entrevista o historiador e professor João Paulo Pimenta em vídeo transmitido no dia 29 de julho, às 19h30, no YouTube da AML.

Em entrevista ao presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, o professor João Paulo Garrido Pimenta, titular e livre-docente da USP, analisa com detalhes o que se passava no mundo no final do século XVIII, com a expansão da Revolução Industrial e a maior difusão dos ideais iluministas.

Tais valores influíram fortemente sobre a Cultura política da época, levando ao que o professor chamou de ‘experiência revolucionária moderna’, de que são exemplos a Independência dos Estados Unidos, em 1776, e a Revolução Francesa, de 1789.

Na entrevista, João Paulo Garrido Pimenta ainda comentou sobre três de seus livros: “Estado e Nação no fim dos Impérios Ibéricos no Prata (1808- 1828); “A independência do Brasil e a experiência hispano-americana (1808-1822)” e “Tempos e Espaços das Independências – a inserção do Brasil no mundo ocidental (1780 – 1830)”.
Além disso, analisa como o fim da censura régia, em 1821, e a expansão da imprensa, no mesmo ano, foram fundamentais para ampliar o espaço público de discussão política e para formar o que hoje chamamos de opinião pública. Jornais como a “Gazeta do Rio de Janeiro” e o “Correio Braziliense” são especialmente referidos pelo professor.

Sobre o entrevistado:
João Paulo Pimenta é Mestre e Doutor em História. Professor do Departamento de História da USP desde 2004. Foi Professor Visitante do Colegio de México, da Universitat Jaume I (Espanha), da PUC-Chile, da Universidad Andina Simón Bolivar (Equador) e da Universidad de la Republica (Uruguai).

SERVIÇO
Palestras virtual “A independência do Brasil e a América Espanhola” –
Data: a partir de 29 de julho, quinta, às 19h30
Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Anúncios