Composição Ferroviária 2021 - Santa Tereza Tem
Logo

Composição Ferroviária 2021

 Composição Ferroviária 2021: edições com artistas do sul de Minas e comprometidos com a defesa ambiental e cultural

Composição Ferroviária é um projeto tradicional do Sul de Minas, que se reinventa em tempos de pandemia. Em junho conta duas etapas especiais, dia 20, com Vozes do Interior e 27, com Canto para Manter Viva a Nossa Arte. Sempre às 10h de domingo pelo Youtube.

Em oito anos, o projeto levou mais de 30 shows a estações de trem de Poços de Caldas, São Lourenço e Itaúna. Nas apresentações o público vai conferir performances especiais de cada artista e surpresas, com apresentação do músico e produtor Wolf Borges diretamente da estação de Poços.

Wolf Borges, artista e produtor do projeto explica o novo formato virtual do projeto: “Como fazer Composição sem abraços, sem a proximidade do público com os artistas? Como 2020 passou e a pandemia não, o público e nossos amigos nos falavam da saudade dos encontros. Então pensamos na Composição virtual, transmitida pelo YouTube, mas que nos permitisse trocar idéias, conversar e compartilhar nossos afetos”

A ideia foi trazer ao Composição Ferroviária dois projetos de perfis diferentes, mas igualmente com a valorização da música autoral mineira.

Vozes do Interior

O projeto Vozes do Interior estreou em 2017 no Palácio das Artes em Belo Horizonte, mostrando a qualidade de artistas contemporâneos de diferentes cidades do Sul de Minas: Casquideo (Alfenas), Clayton Prósperi (Três Pontas), Deivid Santos (Poços), Eduardo Sueitt (Andradas), Ismael Tiso (Três Pontas), Jucilene Buosi (Poços de Caldas), Omar Fontes (Itajubá), Rafael Toledo (Pouso Alegre), Raimundo Andrade (Varginha), Tutuca (Alfenas) e Wolf Borges (Poços). Ao mesmo tempo em que mostram as influências culturais da região, esse time dialoga com gêneros e temáticas diversas.

Omar Fontes, músico de Itajubá

Canto para Manter Viva a Nossa Arte

O projeto teve como semente uma canção de mesmo nome de Wolf Borges, que resultou em um clipe, disponível no canal da Mecenaria Brasil. A música é um chamado para reconhecer e preservar as riquezas ambientais e culturais da Mantiqueira, do estado e do país, fortemente ameaçadas.

Os amigos e artistas que participaram da iniciativa agora se encontram nesta etapa especial no dia 27 de junho, cada qual com seu olhar artístico: Albano Sales, Ceumar, Claudio Nucci, Deivid Santos, Ivan Vilela, Jucilene Buosi, Marco Lobo, Raphael du Valle, Sergio Santos, Serginho Silva, Simone Guimarães e Wolf Borges.

Ceumar – Foto: Júlia Rodrigues

Além do comprometimento ambiental e cultural, quase todos estes artistas têm em comum a passagem pelo Composição Ferroviária. Desde 2014 o projeto vem se consolidando como um espaço cultural de acolhimento à boa música e ao convívio social para um público de diferentes gerações em estações de trem mineiras. Pelas 34 edições do Composição também já passaram nomes como Wagner Tiso, Tunai, Tavito e Kleiton e Kledir. Ao longo de 2021 o projeto ainda realizará outras seis etapas.

As edições especiais do Composição Ferroviária são feita por meio da Lei Aldir Blanc – Secult/MG. O projeto foi aprovado em primeiro lugar no edital 2020 para festivais e indicado para o Prêmio Nacional do Turismo de 2019.

Serviço

Composição Ferroviária 2021 – etapas junho
Vozes do Interior: 20 de junho (domingo), às 10h
Canto para Manter Viva a Nossa Arte: 27 de junho (domingo), às 10h
Onde: Youtube (@mecenariabrasil)
Classificação: livre
Mais informações: Instagram e Facebook

Anúncios