Performer Marcelo Gabriel no Aulas Abertas - Santa Tereza Tem
Logo

Performer Marcelo Gabriel no Aulas Abertas

Marcelo Gabriel – Arquivo pessoal

Performer Marcelo Gabriel fundador da Cia de Dança Burra participa do projeto Aulas Abertas

O convidado do projeto Aulas Abertas desta semana, o performer mineiro Marcelo Gabriel, apresenta uma livre adaptação para vídeo de seus trabalhos, intitulada de “Homem com o coração arrancado do peito”. Incentivador da experimentação no universo das artes, o bailarino busca por representações que fogem dos padrões considerados convencionais.

Segundo Marcelo, patologizar a arte e os artistas transformando-os em párias sociais, loucos e exploradores do dinheiro público são mecanismos de poder que estão sendo levados para tentar calar vozes importantes do pensamento crítico do país. Ele diz que vivemos nesta onda ultraconservadora, reflexo do medo e ilusória forma de proteção baseada numa lógica capitalista. Para ele, a arte desenvolve a humanidade, a evolução espiritual do homem e não é uma mercadoria. A arte é uma potência de lucidez em contraponto a loucura capitalista do mercado. “Não tenho medo de ser diferente, tenho medo de ser igual, da manada”, diz o dançarino.

Alguns temas são recorrentes em seu trabalho, como questões atuais que vêm sendo tratadas ao longo de muitas décadas. “Se estamos conversando sobre tudo isso é graças a todos que já começaram essa luta lá atrás, contra a homofobia, machismo, misoginia, racismo, etnocídio”. Marcelo diz que precisamos expandir a nossa capacidade de aceitar e aprender com as diferenças, pois o mundo seria um lugar estéril sem elas, já que trazem muita riqueza e profundidade as nossas vidas.

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco sobre o trabalho deste artista que é capaz de provocar reflexões sobre as adversidades sociais contemporâneas.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=E_GdokYgrr0

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição. Confira os vídeos anteriores em nossas Redes Sociais!

Projeto Aulas Abertas
Quartas-feiras nas Redes Sociais e Site do Centro Cultural UFMG
Facebook: https://www.facebook.com/centroculturalufmg
Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg
YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG
Site: https://www.ufmg.br/centrocultural/

Anúncios