1ª edição do Festival Baderna de produtoras mineiras - Santa Tereza Tem
Logo

1ª edição do Festival Baderna de produtoras mineiras

Produtoras – Crédito Livia Bastos

1ª edição do Festival Baderna em formato digital é totalmente feito por mulheres e fortalece a produção feminina em diversas áreas

Visando valorizar a produção feminina tanto no palco quanto fora dele, o Festival Baderna é 100% feito por mulheres, em toda a sua ficha técnica, do palco aos bastidores. Proposto em formato virtual, o Festival contempla as variadas formas artísticas, desde a música ao teatro e a dança, e também contará com uma Feira de produtos feitos por mulheres. Todas as atividades serão feitas de modo remoto, via instagram do evento (@festivalbaderna) e YouTube, entre os dias 08 e 27 de junho.

O evento nasce em 2020 como uma iniciativa que visa a valorização da mulher em todos os estágios da produção artística. Por conta da pandemia de Covid-19, o Festival é transformado e renasce como um almanaque digital de revoluções culturais.

Inspirado na bailarina italiana Marietta Baderna, que rompeu barreiras e levou aos palcos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro a estética das danças afrobrasileiras na segunda metade do século XIX, período em que as mulheres sequer tinham direito à voz por conta do preconceito e da misoginia, o Festival Baderna é por si só um ato de coragem.

Aos domingos, o Festival contará com apresentações musicais, sendo o dia 13 de junho reservado para a artista Cláudia Manzo, o dia 20 de junho o grupo Chorosas, e o dia 27 de junho para Josy.Anne. Já aos sábados, a programação traz a dança, o teatro e as intervenções artísticas para o palco virtual, no dia 12 recebemos a videoperformance de Luísa Machala, chamada “O olho da cabeça do céu”, no dia 19 um espetáculo inédito de dança de Raquel Cabaneco e no dia 26 a apresentação teatral “Festival de ideias Brutas ep. 02″ de Marina Viana. Todas as apresentações acontecem às 16 horas no youtube.

Chorosas 1 – Crédito Livia Bastos

Ao longo de toda a semana, produtoras de conteúdo abordarão temas de relevância social ligados ao Festival e comerciantes poderão apresentar seus produtos nos stories e no feed do instagram do evento, no formato de Feirinha virtual de divulgação. Alguns dos nomes confirmados são: Giovanna Heliodoro (@transpreta), Brisa Marques, Lira Ribas, Zora Tikar e Fê Felício. O processo curatorial contou com a colaboração da produtora e gestora cultural Karu Torres. Durante os 20 dias de evento, serão abordados temas como maternidade real, espiritualidade, culinária, esquetes teatrais e de dança, performance, beleza, história, humor, diversidade e cotidiano e também haverá a divulgação de perfis de mulheres criadoras de conteúdo. O Festival Baderna é realizado através do incentivo à cultura da Lei Aldir Blanc, é gratuito e livre para todos os públicos.

PROGRAMAÇÃO
Shows:
Dia 13/06: Claudia Manzo
Dia 20/06 : Chorosas
Dia 27/06: Josy.Anne
Atrações culturais:
Dia 12/06: videoperformance com Luísa Machala “O olho da cabeça do céu”
Dia 19/06: Dança com Raquel Cabaneco
Dia 26/06: Teatro com Marina Viana – “Festival de ideias Brutas ep. 02″

SERVIÇO:
Festival Baderna
Data: 08 a 27 de junho
Horário: sempre às 16h
Local: instagram @festivalbaderna
YouTube Festival Baderna
Evento gratuito

Anúncios