Ampliação da coleta seletiva em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Ampliação da coleta seletiva em Santa Tereza

Ampliação da coleta seletiva em Santa Tereza: Rede Lixo Zero convida moradores para participar do projeto pioneiro

A coleta seletiva solidária, Rede Lixo Zero Santa Tereza, completou dois anos no dia 18 de outubro e tem pela frente o desafio de atender a demanda dos moradores, cobrindo todas as ruas do bairro.

Entretanto, para se expandir por todo o bairro, há dificuldades a serem vencidas, já que não conta qualquer apoio da prefeitura, que mantem Santa Tereza fora do planejamento da coleta seletiva pública. Atualmente o serviço, feito pela Cooper Leste é apenas na segunda-feira e em um roteiro, que beneficia as Ruas Itacolomito, Esmaltina, Buenópolis, Jaspe, Genaro Masci, Pouso Alegre (no intervalo entre rua Anhanguera e rua Gennaro Masci), Salinas (no intervalo entre rua Anhanguera e rua Genaro Masci), Mármore (intervalo entre a rua Salinas e Paraisópolis), Divinópolis e dois condomínios.

Por que não atende todo o bairro?

Simples, por falta de recursos. Segundo os organizadores da Rede, apesar de ter buscado apoio da Prefeitura e da SLU para arcar com os custos do serviço de coleta seletiva, nada foi alcançado. E nem sempre a venda do material recolhido no bairro, consegue cobrir os custos (combustível e manutenção do caminhão, pagamento do motorista e dos garis) que são bancados pelos operadores a Coopesol Leste e Spiralixo.

Assim, a Rede, que funciona de forma colaborativa e auto-gestionada, não consegue por ampliar a rota de coleta.

Se a Prefeitura não faz, faz o cidadão
A mudança começa na nossa casa

Então, em busca de um caminho para a estender o recolhimento de resíduos recicláveis a todo o bairro, a Rede Lixo Zero, realizou no início de outubro um encontro com moradores interessados em participar do projeto.

Durante o encontro, em uma discussão e construção coletiva, com a presença de todas as instituições integrantes da Rede e vários moradores, traçou-se algumas alternativas para a expansão do programa no bairro.

Embora ainda não seja possível a ampliação da rota porta a porta, em uma das soluções encontradas a Rede Lixo Zero vai oferecer espaços para recebimento de materiais, orientação aos usuários e benefícios.

Gestão integrada de resíduos

Com apoio da comunidade, uma nova fase está sendo iniciada em Santa Tereza, com a gestão integrada de resíduos recicláveis e orgânicos e com a abertura de “Núcleos Lixo Zero” no bairro, que são os locais para recebimento e tratamento dos materiais.

“Os orgânicos compõem mais de 50% dos resíduos gerados nas residências, então, dentro da lógica lixo zero é fundamental que eles sejam considerados. A integração dos serviços de reciclagem e de compostagem é o caminho para conseguirmos reduzir efetivamente a quantidade de lixo gerado nas casas e comércios do bairro”, explica Thiago Lopes, do coletivo Spiralixo, que faz a gestão dos resíduos orgânicos.

Como dito na reunião, a Rede Lixo Zero Santa Tereza em sua ação no bairro tem demonstrado que quase 100% do lixo doméstico pode ser reaproveitado, por meio da reciclagem e da compostagem. E para manter esse desenvolvimento e inclusive ampliá-lo é que nasceu a proposta colaborativa do projeto, em duas frentes, por enquanto: a Residencial e a de Bares & Restaurantes.

Nada melhor do que a prática para promover a integração e os ajustes, não é mesmo? A expansão colaborativa do programa Lixo Zero Santa Tereza já começou, com a adesão de moradores.

Funciona assim: Por meio de pontos de coleta e tratamento de resíduos, os moradores participantes do programa levam seus resíduos, podem ver o trabalho sendo desenvolvido e os resultados.

Pontos de entrega

A abertura de pontos de entrega é uma grande conquista da Rede Lixo Zero Santa Tereza. São três Núcleos Lixo Zero disponíveis para recebimento dos resíduos dos moradores que se cadastraram no programa:

Núcleo Lixo Zero Anhanguera – Rua Anhanguera, 177 – às segundas-feiras, de 14h às 19h e nas quartas de 8h às 13h.

Núcleo Lixo Zero Bom Despacho – Rua Bom Despacho, 205 –

Núcleo Lixo Zero Feira Terra Viva – Rua Pouso Alegre, 1911, às terças e sábados, de 09 às 13 h.

Entenda como funciona a proposta para os moradores

Você colabora com:
* Entrega do seu material reciclável (plástico, vidro, papelão, alumínio).
* Entrega dos seus resíduos orgânicos (cascas de frutas e legumes, restos de alimentos)
* Com 35 reais por mês.

Benefícios:

*Manutenção dos pontos de recebimento e tratamento dos resíduos recicláveis e orgânicos nos três Núcleos Lixo Zero, conforme programação de cada espaço

* Recebimento de biofertilizante e húmus gerados pela compostagem do seu material orgânico (após 3 meses do início da adesão, tempo necessário para geração desses produtos).

Como participar? Entre em contato e torne-se um colaborador/beneficiário da Rede Lixo Zero Santa Tereza!

Contatos:
(31) 99858-4155 / (31) 98648-2793 – Marcelo ou Brígida.
Facebook: /redelixozerosantatereza

Sobre a Rede Lixo Zero Santa Tereza

A Rede foi formada a partir do desejo da Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira (EMPLO), da Associação Comunitária dos Moradores de Santa Tereza, e de alguns moradores do bairro de tornar Santa Tereza mais limpo e sustentável. Aí entrou a Cooperativa de catadores Coopesol Leste e o apoio técnico de instituições parceiras (Insea e Oris), permitindo dar início a um projeto piloto de coleta seletiva porta a porta de materiais recicláveis, em outubro de 2017

Em seguida a Spiralixo abriu um ponto de recebimento de resíduos orgânicos na Feira Terra Viva.

Apesar do projeto estar tendo barreiras para se expandir, a ideia não. O propósito, continua avançando. É por isto que participar deste programa é importante, pois muitas cabeças pensando juntas, é mais fácil encontrar novas alternativas para fazer crescer esta rede de cidadania e sustentabilidade. O meio ambiente e o bairro agradecem.

Se houver a adesão da maioria dos moradores, a tendência, sem falsa modéstia, é que o bairro Santa Tereza se torne um exemplo de sustentabilidade para a cidade e modelo para todo o país.

Anúncios