4º Festival Cultura & Cidadania virtual - Santa Tereza Tem
Logo

4º Festival Cultura & Cidadania virtual

4º Festival Cultura & Cidadania com espetáculos e oficinas gratuitos para o público em geral,

A 4ª Edição do Festival Cultura & Cidadania está confirmada para acontecer de forma virtual nos meses de maio e junho, oferecendo espetáculos e oficinas gratuitos para o público em geral, em especial para os moradores de sete cidades das Vertentes – Barbacena, Barroso, Dores de Campos, Prados, Santa Cruz de Minas, São João Del-Rei e Tiradentes. No escopo estão seis espetáculos teatrais – “A briga da onça e do tatu”, com Teatro do Rinoceronte/SP; “Diferències”, com Trifacirc/Espanha; “O caso do bolinho”, com O Quintal da Guegué/MG; “Segunda chamada”, com Galpão Cine Horto/MG; “A maré tá cheia”, com Alessandra Visentin/MG; “Iu Tubo”, com Cia de Inventos/MG, que serão disponibilizados no canal do projeto youtube.com/culturaecidadaniacircula. A programação inclui também seis oficinas – Escultura e modelagem em argila; Imaginação e letras; Música para brincar; Deixa que a gente conta!; Histórias – muito mais do que palavras; e Viagem musical; ministradas, ao vivo, por meio do aplicativo Zoom, mediante inscrição prévia.

PROGRAMAÇÃO OFICINAS
Escultura e modelagem em argila, com Marina Carneiro

Crianças e jovens de 06 a 15 anos / Inscrições: 15 a 29 de abril
Aulas: 04 a 07 de maio / Horário: das 16h às 18h / 20 vagas / Material da oficina é fornecido pelo Festival Cultura & Cidadania
Inscrições: https://bit.ly/3enN1EH
Serão desenvolvidas atividades lúdicas em que a criatividade será vivenciada como possibilidade singular de expressão. Marina Carneiro é artista plástica e arte-educadora formada em Licenciatura em Artes Visuais pela UFMG. É professora do projeto sociocultural Quik Cidadania desde 2009.

Imaginação e Letras, com Sirlene Aliane
Professores, educadores, pais e interessados em geral, a partir de 18 anos/ Inscrições: 22 de abril a 09 de maio
Aulas: 11, 12 e 13 de maio / Horário: das 16h às 18h / 20 vagas
Inscrições: https://bit.ly/3gFwMp9
A oficina tem o objetivo de orientar educadores e pais de alunos a incentivar as crianças e adolescentes, na elaboração de textos relacionados a imagens, vídeos e leituras de livros, atendendo ao interesse da criança ou adolescente.
Sirlene Cristina Aliane é autora do livro infantil “As Aventuras de Pedro na Floresta Encantada”, do livro “Limites e Valores em Crianças de sete a dez anos” e dos livros de poesia “Inspirações Vol. 1 e 2”.

Música para Brincar – com O Quintal da Guegué
Crianças de 04 a 08 anos/ Inscrições: 03 a 17 de maio
Aulas: 19, 21, 26 e 28 de maio / Horário: das 16h30 às 18h / 20 vagas
Brincadeiras cantadas, brincadeiras de mãos, brincadeiras ritmadas, jogos. Realização de atividades promovendo interatividade e socialização, utilizando recursos audiovisuais.
O Quintal da Guegué, formado pela atriz Gledes Gualberto e o músico Paulo David, surgiu em 2013. O duo trabalha com diversas linguagens expressivas, integrando música criativa, teatro, histórias cantadas e brincadeiras musicais, tendo como marca registrada a interatividade com o público.

Deixa que a gente conta! com Raysner de Paula
Crianças de 06 a 12 anos / Inscrições: 18 de maio a 01 de junho
Aulas: 03, 04, 10 e 11 de junho / Horário: das 16h às 18h / 20 vagas
Aação artística concebida pelo artista-pesquisador Raysner de Paula que prima pelo convívio com crianças de 06 a 12 anos, entremeado pela ação de criar, ouvir, reinventar e reelaborar narrativas a partir de diferentes dispositivos criativos.
Raysner de Paula é artista e professor de teatro. Graduou-se na licenciatura em Teatro (UFMG, 2014). Desenvolve trabalhos como pesquisador, dramaturgo, ator e professor de teatro de crianças e jovens.

Histórias – muito mais do que palavras, com Alessandra Visentin
Interessados na arte narrativa, a partir de 18 anos / Inscrições: 01 a 13 de junho
Aulas: 15 e 17 de junho / Horário: das 16h às 18h / 20 vagas
Na oficina a contadora de histórias Alessandra Visentin nos leva ao mundo do “Era uma vez” e nos faz perceber que dentro das histórias tem muito mais do que palavras! Tem afeto, magia, encantamento, cura, transformação!
Alessandra Visentin é graduada em Psicologia pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e pós-graduanda em “Narração artística: caminhos para a Contação de histórias no contexto urbano”.

Viagem Musical, com Milena Andrade
Crianças de 07 a 12 anos / Inscrições: 02 a 17 de junho
Aulas: 21 a 24 de junho / Horário: das 16h às 18h/ 20 vagas / Os alunos devem providenciar: 02 tampinhas de garrafa pet, 02 rolhas, 01 rolo de papel higiênico (vazio), 01 garrafa pet pequena, um punhado de arroz. Os demais materiais necessários para realização da oficina serão fornecidos pelo Festival Cultura & Cidadania. A oficina tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a diversidade cultural e musical brasileira.
Milena Andrade é licenciada em Educação Musical com habilitação em Violino, Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional

ESPETÁCULOS
“A Briga da Onça e do Tatu”, com Teatro do Rinoceronte – Classificação livre

Dia 15/05 (sábado), às 16h no canal youtube.com/culturaecidadaniacircula
Sinopse: No tempo em que os animais falavam a nossa língua, dava pra gente entender direitinho a conversinha deles. Foi nesse tempo que a Onça começou uma briga com o Tatu. Tudo começou com os recados atrapalhados do Papagaio. Nesse mal hábito de “leva e traz” a confusão se transformou em guerra: de um lado a Onça convocando os animais grandes e do outro, o pequeno Tatu com os animais pequenos.

“Diferències”, com Trifacirc – Classificação livre
Dia 22/05 (sábado), às 16h, no canal youtube.com/culturaecidadaniacircula
Sinopse: Um encontro casual entre três pessoas diferentes em um espaço onde se compartilham as desigualdades entre elas. Assim começa o jogo cujo objetivo é encontrar a igualdade na diferença, é unir as habilidades e casualidades em busca de formas e conteúdos que possibilitem a superação das discrepâncias. Diferències mostra que o importante é a equidade.

O caso do bolinho_por Juliana Moraes Fotografia

“O caso do bolinho” – O Quintal da Guegué – Classificação livre
Dia 29/05 (sábado), às 16h, no canal youtube.com/culturaecidadaniacircula
Sinopse: “O caso do bolinho” é um espetáculo musical de uma história de aventura, baseada em um conto tradicional, que narra a odisseia de um bolinho assado, desde a janela da vovó, até a barriga de uma raposa.

“Segunda chamada”, com Galpão Cine Horto – Classificação 14 anos – Acessível em Libras
Dia 12/06 (quarta-feira), às 16h, no canal youtube.com/culturaecidadaniacircula
Sinopse: Jacinto, Babi e Dudão compartilham durante a escola as divertidas aulas de biologia e educação sexual, o movimento estudantil e também o bullying e a exposição na internet. A princípio desconhecidos, eles se reencontram aos 30 anos de idade numa seção eleitoral e, através de flashbacks, recordam as situações que viveram 15 anos atrás, quando saíram da escola.

Segunda Chamada crédito Élcio Paraíso

“A Maré tá cheia” – Alessandra Visentin – Classificação livre
Dia 19/06 (quarta-feira), às 16h, no canal youtube.com/culturaecidadaniacircula
Sinopse: “A maré tá cheia”, cheinha de histórias! A contadora de histórias Alessandra Visentin traz um espetáculo de narração oral com histórias inspiradas no universo mágico dos mares e das águas, com seus tesouros e segredos.

Iu Tubo 1 por Miguel Rohrman

“Iu Tubo” – Cia de Inventos – Classificação livre
Dia 26/06 (quarta-feira), às 16h, no canal youtube.com/culturaecidadaniacircula
Sinopse: O espetáculo “Iu Tubo” é parte de um processo, no universo da arte das Marionetes, desenvolvido pela Companhia de Inventos. No espetáculo, tubos de PVC ganham vida com as dimensões lúdicas do teatro de bonecos, assumindo formas divertidas de personagens, contando a evolução do homem na Terra.

Serviço
4º Festival Cultura e Cidadania
Maio e Junho de 2021
Gratuito
Informações:
https://www.instagram.com/culturaecidadaniacircula
https://www.facebook.com/CulturaeCidadaniaCircula

Anúncios