Memorial Vale celebra a 19ª Semana Nacional dos Museus - Santa Tereza Tem
Logo

Memorial Vale celebra a 19ª Semana Nacional dos Museus

Maria Bragança – créditos Ricarda Nicks

Memorial Vale celebra a 19ª Semana Nacional de Museus – “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”,

O Memorial Vale traz em maio programação que celebra a 19ª Semana Nacional de Museus – “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”, com a realização de webinário, oficina, e reflexões sobre a importância dos museus. Uma live de contação de histórias e um musical infantil vão encantar crianças e adultos. Teatro e música também serão atrações com os projetos Diversidade Periférica e Memorial Instrumental. As apresentações continuam online, seguindo o planejamento do #MemorialValeEmCasa, feitas pelo Youtube, nas redes sociais do espaço (facebook e instagram) e no site. As transmissões feitas pelo Youtube ficam disponíveis permanentemente no canal do Memorial.

Programação:
05/05 – SEMENTES DA DIÁSPORA (05,12,19 e 26/05)

Todas as quartas-feiras, às 11 horas, o Educativo realiza a instalação “Sementes da Diáspora”. Iniciada em 2019, a ação consiste numa instalação na qual a partir de cards (envelopes com sementes de plantas de origem africana estampados com imagens e informações sobre personalidades afro) instalados no Baobá construído pelo Educativo, o visitante é convidado a “colher” essas sementes e refletir sobre o apagamento do protagonismo negro na nossa história. Nesses tempos de distanciamento por causa da pandemia, a ação continua de forma virtual, nas redes sociais do Memorial Vale e possui legenda descritiva das imagens.

07/05 – DICAS PRETAS (07, 14, 21 e 28/05)
Às sextas-feiras, às 10 horas, o Educativo divulga as “Dicas Pretas”. São pílulas, com dicas de livros, filmes, etc. com temática étnico racial e produzida por pessoas negras, dando um destaque para produções literárias destinadas ao público infantil. O objetivo é contribuir para discussões sobre as questões étnico raciais, trazendo indicações de conteúdo que ajudem a refletir e conhecer mais sobre a identidade negra. A ação acontece no Instagram do Memorial Vale e possui legenda descritiva das imagens.

LIVE CRIANDO MEMÓRIAS – RÚBIA MESQUITA – crédito Studio15bh

08/05 – LIVE: “CRIANDO MEMÓRIAS PARA SEMPRE, BRINCADEIRAS PARA MÃES E FILHOS”, COM RÚBIA MESQUITA
No dia 8 de maio, sábado, às 10h, para comemorar o Dia das Mães, a educadora e contadora de histórias Rúbia Mesquita preparou uma live especial para mães e filhos, cheia de boas brincadeiras que criam memórias afetivas, resgatam o sorriso, e mostram que o melhor presente é a presença de quem amamos. O evento integra o projeto “Eu, Criança, no Museu!”, do Memorial Vale.
Rúbia é educadora, contadora de histórias e mãe do Theo. Graduou-se em Artes Cênicas, especialista em Educação, Comunicação e Tecnologia, fez magistério e foi professora de educação infantil.

13/05 – ENCONTRO VIRTUAL TURISMO E MUSEU
No dia 13 de maio, quinta-feira, às 16h, o Educativo do Memorial Vale celebra o Dia do Guia de Turismo (10/05) e convida esses profissionais para um encontro virtual para fortalecer o diálogo entre Turismo e Museu. Nesse encontro será possível conhecer um pouco mais o trabalho do Educativo, potencialidades do Memorial e será também um momento para trocas de ideias e informações. É necessário inscrição pelo tel: 31 3343-7317. Vagas limitadas. O evento acontecerá via Google Meet e integra a 19ª Semana Nacional de Museus – O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar.

17/05 – CASA MEMÓRIA
No dia 17 de maio, segunda-feira, às 14h, o Educativo do Memorial Vale convida o público a pensar sobre a origem dos museus. Com as perguntas “Já ouviu falar dos Gabinetes de Curiosidades? Guarda algum objeto de valor sentimental ou que simplesmente é interessante para você? Como imagina os museus e espaços de memória pós-pandemia?” o Educativo estimula o público a participar, contando sobre coleções que faz em casa e dizendo o que espera dos museus no futuro. A transmissão será feita pelo Instagram e integra a 19ª Semana Nacional de Museus – O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar.

18/05 e 20/05 – WEBINÁRIO “ESPAÇOS CULTURAIS – O FUTURO DE UM PASSADO RECENTE?”
Para celebrar a 19ª Semana Nacional dos Museus, o Memorial Minas Gerais Vale apresenta o webinário “Espaços Culturais – o futuro de um passado recente?”, realizado pelo Instituto Cultural Vale, em conjunto com seus 4 espaços – Museu Vale (ES), Memorial Minas Gerais Vale (MG), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa de Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Serão duas rodas de conversa, nos dias 18 e 20 de maio, das 17 às 18h.
No dia 18 a conversa será entre o neurocientista Sidarta Ribeiro e o museólogo Cícero Almeida. E no dia 20 os debatedores serão o professor de museologia Bruno Brulon e a curadora de arte Adélia Borges. A mediação será feita pelo filósofo Fernando Pessoa, que participa da linha de pesquisa do CNPq “Pensamento e linguagem”, com estudos em Nietzsche e Heidegger, principalmente nos temas linguagem, verdade, liberdade, arte e poesia.

20/05 e 21/05 – OFICINA NARRATIVA DE PERCURSO
Nos dias 20 e 21 de maio, quinta e sexta, das 10h às 11h30 horas, o Educativo do Memorial Vale propõe ao público a feitura e o registro de um diário de bordo que permitirá imprimir ideias por meio da escrita, desenhos, cores, texturas, fotografias e colagens, com a pergunta: “o que você registraria sobre o seu dia a dia? Reflexões, projetos, devaneios?” O resultado se dará em várias percepções do atual presente para um futuro próximo ou longínquo. A oficina é para pessoas a partir de 16 anos e acontecerá pelo Google Meet. É necessário fazer inscrição pelo telefone 31 3343-7317. Vagas limitadas. O evento integra a 19ª Semana Nacional de Museus – O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar.

22/05 – “QUEM CANTA…”, COM GRUPO ORIUNDO DE TEATRO
No dia 22 de maio, sábado, às 10h, o Memorial Vale apresenta a peça “Quem canta…” em que o Grupo Oriundo de Teatro apresenta composições que divertem a criançada, resgatam brincadeiras e relatam vivências da infância. A apresentação integra o projeto “Eu, Criança, no Museu!”, do Memorial Vale.
O Grupo Oriundo de Teatro é composto por Enedson Gomes (ator), Isabela Arvelos (atriz), Pâmella Rosa (atriz), Tatá Santana (ator e compositor) e Anna Campos (diretora e produtora). Após algumas experiências com colaboração de diferentes atores e diretores, o grupo configurou-se em 2007, quando Anna Campos e Enedson Gomes se uniram para montar um espetáculo escrito e dirigido por Antonio Hildebrando.

28/05 – “ME TORNEI O PROFESSOR QUE EU QUERIA TER”, COM RONY MORAIS
No dia 28 de maio, sexta-feira, às 20h, o projeto Diversidade Periférica traz ao Memorial Vale a peça “Me tornei o professor que eu queria ter”, com Rony Morais. O espetáculo é um mergulho na trajetória e na busca pela sobrevivência da criança Ronivaldo Morais dos Santos, da periferia de Pará de Minas, até se tornar o artista referência para a cidade como ator e educador. O projeto Diversidade Periférica tem curadoria de Patrícia Alencar.
Rony Morais é ator, diretor, bailarino, palestrante e professor de teatro na rede municipal de Pará de Minas desde 2020. Formado pela Faculdade de Pará de Minas (Fapam), cursou Pedagogia do Movimento para o ensino da Dança na UFMG e fez parte da Missaka Escola de Dança.

Me tornei o professor que eu queria ter – Créditos Rony Morais

30/05 – (RE)LEMBRANDO O MUSEU E (RE)IMAGINANDO O FUTURO
No dia 30 de maio, domingo, às 10h, o Educativo do Memorial Vale propõe uma viagem ao passado, às lembranças da vida, pensando no contato do museu com o público para perguntar: como será o futuro dos museus? Quais são as lembranças mais marcantes que temos das visitas ao museu? Como podemos imaginar o futuro do museu através das vivências do público? Essa reflexão será feita em um post no Instagram do Memorial Vale e integra a 19ª Semana Nacional de Museus – O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar.

Maria Bragança foto Ricarda Nicks

30/05 – MARIA BRAGANÇA TRIO
No dia 30 de maio, domingo, às 11h, o Memorial Vale traz o show de Maria Bragança Trio dentro do projeto Memorial Instrumental, que neste ano homenageia as mulheres. Maria Bragança faz uma mistura do jazz e canções folclóricas tradicionais brasileiras, com elementos da música clássica e contemporânea. O Memorial Instrumental tem curadoria de Juliana Nogueira.
Maria Bragança pertence à geração de sucesso de músicos brasileiros que tocam música contemporânea. Nasceu em Itabira, Minas Gerais e estudou música no Brasil e na Alemanha. Divide seu tempo entre Alemanha e Brasil. Iniciou seus estudos em Belo

31/05 – COMO VOCÊ IMAGINA OU GOSTARIA QUE FOSSEM OS MUSEUS NO FUTURO?
No dia 31 de maio, segunda-feira, às 14h, o Educativo do Memorial Vale reunirá falas e narrativas de pessoas diversas para responder às perguntas: para quem será o futuro dos museus? O que ou quem recuperar? Como será o futuro dos museus? A ação será desenvolvida em um post no Instagram e integra a 19ª Semana Nacional de Museus – O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar.

Memorial Vale na web:
Site: http://www.memorialvale.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/memorialvale
Instagram: https://www.instagram.com/memorial.vale
YouTube: https://www.youtube.com/user/memorialvale
Visita virtual: www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

Anúncios