MM Gerdau no Dia Internacional do Jazz - Santa Tereza Tem
Logo

MM Gerdau no Dia Internacional do Jazz

MM Gerdau, Museu das Minas e do Metal reverbera Dia Internacional do Jazz

Dando sequência a programação cultural diversa – totalmente virtual devido a pandemia do COVID-19 -, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal destaca uma atividade dedicada a celebrar o Dia Internacional do Jazz, instituído no dia 30 de abril pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciencia e a Cultura (UNESCO). A ação ecoa uma construção temática e cultural que vem sendo realizada pelo MM Gerdau já há alguns anos e, em 2021, o jazz estará ainda mais presente na programação do museu.

Por isso, nesta quinta-feira (29 de abril), o Museu das Minas e do Metal disponibilizará diversos conteúdos gratuitos para o público apreciador de música como, por exemplo, uma playlist especial, pensada a partir do profissional que atua para o fortalecimento, o reconhecimento e a reverberação da música no mundo: o radialista.

Na história do rádio sabemos que ele é um veículo com papel fundamental na construção do público do jazz; ele não só coloca as músicas em circulação, como também conta histórias. Por isso, quem assina a curadoria da playlist é a mineira Rejane Ayres, jornalista, radialista e audiodescritora, que preparou um set especial com músicas e histórias, reunindo obras de 25 mulheres compositoras, intérpretes e instrumentistas. Entre elas estão: Lil Hardin Armstrong, Ella Fitzgerald, Nina Simone, Billie Holiday, Amy Winehouse, Toshiko Akiyoshi, Norah Jones, Marta Ren, Anita Belle Colton, Sweet Emma Barrett, Anna Marie Wooldridge e outras mais.

Outro destaque da ação em comemoração ao Dia Internacional do Jazz é um videocast gravado com a própria Rejane Ayres, que será disponibilizado no Youtube do MM Gerdau, convidando o público a refletir sobre o trânsito entre o rádio e a webrádio, o processo de pesquisa e criação das programações, a presença da mulher no jazz, a playlist pensada para o Museu, a importância de se reverberar e ocupar os canais com mais mulheres, dentre outros temas relevantes para o recorte musical da iniciativa.

Sobre Rejane Ayres
Rejane trabalhou na Rede Minas, Oi FM, Rádio CBN, Rádio Globo, cobriu diversos festivais e há cinco anos resolveu viver perto do mar. De lá, solta a voz e realiza projetos dentro do Estúdio T. Atualmente, também apresenta o programa InforMatula, toda sexta na Matula Web Rádio.

SERVIÇO
Programação Dia Internacional do Jazz
Quando: 29 de abril
– Playlist músical com curadoria assinada por Rejane Ayres será disponibilizada no dia 29/04
– Bate-papo em vídeo-cast, disponibilizado de forma gratuita, no dia 29/04
Instagram: @mmgerdau
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Qv9wh8j6hqM

Anúncios