Mary Del Priore em conversa “As Vidas de José Bonifácio” na AML - Santa Tereza Tem
Logo

Mary Del Priore em conversa “As Vidas de José Bonifácio” na AML

Mary Del Priore. Foto: Christian Tragni

Mary Del Priore na edição do projeto “22 entrevistas do Bicentenário da Independência” da Academia Mineira de Letras

No dia 29 de abril, o presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, conduz a conversa “As Vidas de José Bonifácio”, com a historiadora e escritora Mary Del Priore, autora de livro homônimo. Em formato de entrevista e transmitido ao vivo pelo YouTube da AML, o público poderá conferir a exibição às 19h30. O conteúdo integra o projeto especial “22 entrevistas no Bicentenário da Independência”.

Conhecido como o patriarca da Independência, José Bonifácio tornou-se uma das personalidades fundamentais para a compreensão do contexto histórico em que se insere o 7 de setembro de 1822. Dotado da curiosidade que o fez viajar pelo mundo, também era extremamente ambicioso. Desejou conquistar o mundo e alcançou mais do que as circunstâncias podiam lhe oferecer.

Pesquisadora incansável, respeitada em todo o país, Mary Del Priore estudou a fundo a trajetória de Bonifácio para apresentar, na conversa com Rogério Faria Tavares, uma apurada análise de seu papel na história do Brasil e de seu legado.

No centenário da Independência do Brasil, em 1922, vários historiadores escreveram biografias elogiando e louvando José Bonifácio, sem a preocupação de fornecer uma informação mais complexa sobre a sua vida.
A partir do ano 2000, começaram a ser publicados estudos mais completos, realizados a partir de suas ideias políticas e seus interesses científicos, o que enriqueceu profundamente o repertório de conhecimentos sobre a sua contribuição para a nossa História, numa perspectiva mais sofisticada.

O bicentenário da Independência do Brasil será celebrado em 2022. Considerando a importância da data, a Academia Mineira de Letras preparou uma programação de um ano e meio para falar sobre o assunto. O projeto “22 entrevistas no Bicentenário da Independência” conta com bate-papos conduzidos pelo presidente da AML, Rogério Faria Tavares, e convidados que são referência nos assuntos abordados. As transmissões serão pela plataforma Zoom e poderão ser acompanhadas pelo YouTube da AML.

Sobre a palestrante
Mary Del Priore é autora de mais de cinquenta livros sobre a História do Brasil e vencedora de mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, entre os quais três Jabutis. Colabora com jornais científicos e não científicos, nacionais e internacionais. É membro da Academia Carioca de Letras, do Pen Clube do Brasil, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e de órgãos internacionais, como a Academia Real de História da Espanha. Ex-professora de História da USP e da PUC Rio, atualmente leciona no curso de pós-graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira.

SERVIÇO
Palestras virtual “As Vidas de José Bonifácio” – com Mary Del Priore
Data: a partir de 29 de abril, quinta, às 19h30
Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Anúncios