Sempre Um Papo recebe Rosa Freire d’Aguiar e Angelo Oswaldo - Santa Tereza Tem
Logo

Sempre Um Papo recebe Rosa Freire d’Aguiar e Angelo Oswaldo

#SempreUmPapoEmCasa recebe os jornalistas falar sobre o livro “Celso Furtado Correspondência intelectual: 1949-2004”

O Sempre Um Papo segue com a programação de 2021, ano de comemoração dos 35 anos do projeto. No dia 29 de abril, quinta-feira, às 19h, Afonso Borges recebe a jornalista Rosa Freire d’Aguiar para falar sobre o livro, organizado por ela, “Celso Furtado Correspondência intelectual: 1949-2004” (Companhia das Letras). Angelo Oswaldo, jornalista e chefe de Gabinete de Celso Furtado, em sua gestão no Ministério da Cultura, e atual prefeito de Ouro Preto (MG), também participará da conversa. Essa será mais uma edição do #SempreUmPapoEmCasa, com acesso gratuito e transmissão no Youtube, Instagram e Facebook do Sempre Um Papo.

“Celso Furtado – Correspondência intelectual: 1949-2004”
Com cartas de mais de oitenta interlocutores brasileiros e estrangeiros, esta seleção de cerca de 15 mil cartas do acervo pessoal de Celso Furtado, organizada por Rosa Freire, oferece um panorama iluminador do pensamento de Furtado e dos debates intelectuais que movimentaram a segunda metade do século XX. A correspondência revela não apenas seu dia a dia como professor e pesquisador, mas também um diálogo com outras figuras de proa da época sobre o desenvolvimento do Brasil e da América Latina, afinidades e discordâncias teóricas, e as angústias decorrentes do golpe militar de 1964.
Ora organizadas entre interlocutores brasileiros e estrangeiros, ora agrupadas em eixos temáticos, as quase trezentas cartas vêm acompanhadas de textos introdutórios e de um rico aparato de notas, que contextualizam os personagens e eventos históricos.

Rosa Freire d’Aguiar é nasceu no Rio de Janeiro. Nos anos 70 e 80 foi correspondente em Paris das revistas Manchete e IstoÉ. Além de jornalista é tradutora de francês, italiano e espanhol para o português, em mais de vinte anos de atividade, verteu mais de sessenta títulos nas áreas de literatura e ciências humanas, como Céline, Orsenna, Leví-Strauss, Debret e Balzac.

Angelo Oswaldo De Araújo Santos, natural de Belo Horizonte/MG. Graduou-se pela Faculdade de Direito da UFMG – turma de 1971. Jornalista profissional, escritor e advogado. Trabalhou em diversos órgãos de comunicação mineiros e nacionais, tendo sido editor do Suplemento Literário de Minas Gerais. Presidiu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e foi chefe de gabinete do Ministério da Cultura, quando atuou como ministro interino, na gestão do professor Celso Furtado (1986 a 1988).

SERVIÇO
#SempreUmPapoEmCasa com Rosa Freire d’Aguiar e Angelo Oswaldo
Dia 29 de abril, quinta-feira, às 19h
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMPgepDo9U10joSxRQZ07Yg
Facebook: https://www.facebook.com/SempreUmPapo/
Instagram: https://www.instagram.com/sempreumpapo/?hl=pt-br

Anúncios