Projeto “22 entrevistas no Bicentenário da Independência” da AML - Santa Tereza Tem
Logo

Projeto “22 entrevistas no Bicentenário da Independência” da AML

Lucas Figueiredo – Foto Pablo Saborido

Projeto da Academia Mineira de Letras estreia com o escritor Lucas Figueiredo

O bicentenário da Independência do Brasil será celebrado em 2022. Considerando a importância da data, a Academia Mineira de Letras preparou uma programação de um ano e meio para falar sobre o assunto. O projeto “22 entrevistas no Bicentenário da Independência” terá início no dia 21 de abril com bate-papos conduzidos pelo presidente da AML, Rogério Faria Tavares, e convidados que são referência nos assuntos abordados. As transmissões serão pelo YouTube da AML.

Neste ano, serão realizadas 11 entrevistas, com uma hora de duração cada. No ano que vem, serão realizadas outras 11, até o mês de setembro. De acordo com o presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, a ideia é aproveitar o marco para refletir sobre o país do ponto de vista dos livros sobre a data e da literatura que tem como foco o Brasil.

A primeira edição do projeto “22 entrevistas no Bicentenário da Independência” recebe Lucas Figueiredo, no dia 21 de abril, às 19h30. O tema será o seu livro, “O Tiradentes, uma biografia de Joaquim José da Silva Xavier” e o conhecimento que o autor acumulou a respeito.

Durante cinco anos, o escritor e jornalista pesquisou sobre a vida de Tiradentes, em arquivos nacionais e no exterior, para compor a primeira biografia moderna de um dos maiores personagens da história do Brasil. Serão abordadas as principais descobertas, o processo de apuração, o retrato de Joaquim José da Silva Xavier, assim como a comparação sobre a imagem consolidada e a realidade dos fatos.

Sobre o convidado:
Lucas Figueiredo nasceu em Belo Horizonte em 1968. Jornalista e escritor, trabalhou para veículos como Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, rádio BBC de Londres e The Intercept. Também atuou como pesquisador da Comissão Nacional da Verdade e consultor da Unesco. É autor de sete livros, entre eles Morcegos negros e Ministério do silêncio. Atualmente escreve a biografia de Juscelino Kubitschek, que será publicada em mais de um volume pela Companhia das Letras.

SERVIÇO:
22 entrevistas no Bicentenário da Independência 2021/2022
“O Tiradentes, uma biografia de Joaquim Jose da Silva Xavier”, com Lucas Figueiredo
Dia 21 de abril, às 19h30
Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Anúncios