Ateliês de Santê: Yulia Mysko, arte e capoeira - Santa Tereza Tem
Logo

Ateliês de Santê: Yulia Mysko, arte e capoeira

Ateliês de Santê, uma ucraniana em Santa Tereza

Um ateliê interessante no bairro Santa Tereza é da ucraniana Yulia Mysko, (32), que desde criança se dedica à pintura. Depois de deixar seu país, passar pela Itália, Curitiba, chegou a Santa Tereza, onde realmente assumiu sua alma brasileira.

Na cidade italiana de Bolonha, aterrissou aos 21 anos, onde graças a uma bolsa de estudos, fez aulas de desenho e pintura com o artista Andrea Esposito e História da Arte. E foi lá que Yulia soube do Brasil, ao começar a praticar Capoeira Angola.

Yulia e uma de suas obras

Ela relembra que, em 2012, a curiosa sobre o Brasil, quis vir pra cá. Então deu um jeito de conseguir uma bolsa de estudos, que a levou direto para  Curitiba-PR, onde decidiu fincar pé no país. De lá, em 2017, chegou em Belo Horizonte e há um ano veio bater com os costados em Santa Tereza.

Nas mudanças pra se manter trabalhou, além da arte,  com tradução, ensino de línguas, garçonete, secretária, educadora. Hoje se mantém com o que mais gosta de fazer, arte, apesar de, segundo ela “nos tempos da pandemia temos de “inventar a pólvora” quase todo mês para pagar as contas.

Das artes plásticas à capoeira

Yulia utiliza em sua arte técnicas de desenho, pintura a óleo, acrílico, pintura mural, decoração, artesanato. Ela conta que “quando não trabalho por encomenda, gosto de retratar a capoeira e o seu vasto mundo nos meus desenhos. Por encomenda já fiz de tudo: quadros, decoração de instrumentos musicais, pintura de paredes de interiores, como lojas, quartos de criança, casas, espaços culturais, entre outros”

Com sua criatividade, Yulia também cria logos e artes finais de projetos e encontros de capoeira ou de cultura popular. Ainda nessa área já se aventurou na ilustração de capas de CDs musicais e ilustração de algumas publicações de capoeira

Como a vida não pára, apesar da pandemia, ela está entusiasmada com um novo desafio: “este ano estou com a encomenda de ilustração de um livro infantil e espero que seja primeiro de muitos”.

Sua arte não fica presa ao ateliê em Santa Tereza, pois já participou de forma coletiva da pintura de faixada do espaço cultural Barracão de Aruanda. Outros trabalhos foram no Escola de Circo Trupetrária, Espaço Sociocultural da Floresta, Associação de Capoeira Angola Dobrada, Espaço Raízes, Escola de Yoga Shala Santa Tereza, entre outros. Mas ainda pretende fazer um mural aqui em alguma rua do bairro.

História com Santa Tereza é antiga

Sua história com Santa Tereza, ela conta que “ começou há muitos anos, por causa da escola de Capoeira Associação de Capoeira Angola Dobrada, à Rua Capitão Bragança, da qual faço parte. Há um ano vim morar aqui no bairro, seguindo os vários amigos que residem aqui”.  

Brincalhona, o que não lhe falta é um sorriso

Sempre frequentei o bairro, não só por causa da capoeira, mas também pelos amigos, os eventos culturais na Praça ao lado do Bar do Orlando, o Mercado Distrital, onde costumávamos fazer uma roda de capoeira uma vez por mês. Também o nosso grupo promovia treinos gratuitos de capoeira um sábado por mês na Praça Duque de Caxias, além de participar de várias rodas e encontros de capoeira aconteciam lá.

Quem quiser conhecer o seu trabalho pessoalmente ou fazer encomendas é só ligar pra 31 99363-9767.

Anúncios