Programação cultural de Abril no MM Gerdau - Santa Tereza Tem
Logo

Programação cultural de Abril no MM Gerdau

Programação cultural digital diversa e gratuita no Museu das Minas e do Metal

Dando sequência a programação cultural diversa – totalmente virtual devido a pandemia do COVID-19 -, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realizará uma intensa programação cultural no mês de Abril.

Dentro do recorte de ações culturais para abril, o MM Gerdau promoverá nas quintas-feiras (01, 08, 15, 22 e 29) uma série de atividades, dentre bate-papos e apresentações musicais, que aproximam temas relevantes do mundo contemporâneo ao recorte curatorial e museal do espaço.

O primeiro encontro virtual será “Histórias de Restauros”, com Rosângela Reis Costa (Grupo Oficina de Restauro), às 15h do dia 01º de Abril. O encontro recebe uma das fundadoras do Grupo Oficina de Restauro, que têm estado no Prédio Rosa em um processo de restauração da arte aplicada, para um debate virtual que vai contar a longa história do coletivo que tem contribuído para que muitos outros possam escavar e decifrar segredos, além de contar sobre a atual restauração no MM Gerdau e sobre o que as paredes do nosso Prédio Rosa, edifício de 1897, contam.

O segundo encontro, na quinta, dia 08 de abril, às 19h, ecoa o questionamento que o programador cultural António Pinto Ribeiro, escritor do livro “Questões Permanentes: ensaios escolhidos sobre cultura contemporânea”, fez com a pergunta: “Programar em nome de quê? Ainda do Humano?”. Assim, o Museu promove o debate “Programação, ainda é possível?”, lançando um convite às diretoras, curadoras, gestoras e programadoras culturais de diversos espaços dentro e fora da cidade de Belo Horizonte, em uma conversa conjunta sobre programar. A ação terá transmissão ao vivo no canal do Youtube do museu, com tradução em LIBRAS.

Alessandro Borsagli

A terceira atividade será na quinta-feira, 15 de abril, às 19h, com “Sobre o Rio”, um bate-papo com a artista Isabela Prado e o geógrafo Alessandro Borsagli. A conversa dá sequência a um recorte temático proposto pelo Programa CoMciência do MM Gerdau, que atua para a divulgação científica, a descomplicação das ciências e contribui para um diálogo entre arte, ciência e tecnologia, reverberando a urgência de um debate assertivo a respeito da questão da água, climática e fluviais em Belo Horizonte.

Na semana seguinte, no dia 22 de abril, também às 19h, o MM Gerdau convida Nath Grillo – pesquisadora das tradições negro-africanas – para o bate-papo “Balangandãs, Jóias de Crioula”. No encontro, a pesquisadora irá contar sobre as histórias no trânsito entre os conhecimentos das mulheres africanas sobre joias e as confecções que atualmente são identificadas como o início de uma referência do design da joia brasileira.

Fechando as atividades culturais virtuais no dia 29 de abril, às 19h, está a apresentação “Assimetrias – Jazz no Terraço”, um encontro que celebra a boa música e o Dia Internacional do Jazz (comemorado no dia 30 de abril). Transmitido diretamente do terraço do museu MM Gerdau, com vista deslumbrante para o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, o projeto ecoa o tema da programação cultural de 2021, “as Criptografias”, tencionando cifrar e decifrar saberes, linguagens e estéticas. Entre as programações pensadas para a música no museu, está o Assimetrias – Jazz no Terraço, um convite para ouvir e olhar do alto de nosso terraço as assimetrias da própria cidade.

EXPERIMENTA 60
Para abril, o “Experimenta 60” segue oferecendo uma expansão na oferta de atividades de intervenções culturais, artísticas e educativas para a população 60+ de Belo Horizonte por meio de novas oficinas, que agora abrangem também as temáticas do autoconhecimento, da dança, do desenha e da música. As oficinas completas são: CINE60, MÚSICA60, TEATRO60, CORPO60 e CANTO60, AUTOCONHECIMENTO60, DANÇA60 e CORAL60. Em caso de dúvidas, informações ou interesse de participar das atividades o público deve entrar em contato pelos telefones (31) 9 8516-8710 ou (31) 9 9131-9545.

Todas as atividades culturas e educativas do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal são gratuitas. A programação completa está disponível no Instagram (@mmgerdau) e diversas atividades, assim como outros conteúdos educativos, estão disponíveis gratuitamente no canal do Youtube Oficial (https://www.youtube.com/watch?v=Qv9wh8j6hqM).

Programação
08/04 – quinta-feira, ás 19h

Bate-papo “Programação, ainda é possível?”, com Clarisse Marinho, Karla Bittar Silveira, Keyna Eleison e Milena Lago
Transmissão ao vivo pelo YouTube – MM Gerdau, incluindo tradução em libras

13/04 – terça-feira, de 9h às 11h
Cinema 60, com o Professor Bernardo Nogueira e Silvia SalgadoInscrições gratuitas pelo Sympla, pesquisando por Experimenta 60
Limitado a 30 pessoas. Ao se inscrever na plataforma, o participante receberá um link para participar da oficina

14/04 – quarta-feira, de 9h às 11h
Coral 60, com o Professor Bernardo Nogueira e Silvia Salgado
Limitado a 30 pessoas. Ao se inscrever na plataforma, o participante receberá um link para participar da oficina

15/04 – quinta-feira, às 19h
“Sobre o Rio”, bate-papo com a artista Isabela Prado e o geógrafo Alessandro Borsagli sobre os rios urbanos
Transmissão ao vivo pelo YouTube – MM Gerdau

20/04 – terça-feira
Corpo & Canto 60, com Liliane Alves
Inscrições gratuitas pelo Sympla, pesquisando por Experimenta 60
Limitado a 30 pessoas. Ao se inscrever na plataforma, o participante receberá um link para participar da oficina

22/04 – quinta-feira, às 19h
“Balangandãs, Jóias de Crioula” – um bate-papo com Nath Grillo, pesquisadora das tradições negro-africanas
Transmissão pelo YouTube – MM Gerdau

27/04 – terça-feira, de 9h às 11h
Autoconhecimento, com Roberta Zampetti
Inscrições gratuitas pelo Sympla, pesquisando por Experimenta 60
Limitado a 30 pessoas. Ao se inscrever na plataforma, o participante receberá um link para participar da oficina

28/04 – quarta-feira, de 9h às 11h
Oficina Teatro 60, Guto Passarinho e Marina Flor, a dupla que forma o duo Coração Palpita(www.coracaopalpita.com.br)
Inscrições gratuitas pelo Sympla, pesquisando por Experimenta 60
Limitado a 30 pessoas. Ao se inscrever na plataforma, o participante receberá um link para participar da oficina

Anúncios