Lançamento do curta-metragem “Válvula” do Grupo Miserável - Santa Tereza Tem
Logo

Lançamento do curta-metragem “Válvula” do Grupo Miserável

Lançamento do curta-metragem com transmissão pelo YouTube

Quando a diretora Amora Tito e o elenco do Grupo Miserável fizeram a temporada de estreia de “Sirene”, primeira montagem do coletivo, no Palácio das Artes, as artistas e o mundo ao redor ainda não tinham a dimensão de como a pandemia do Covid-19 afetaria nossas vidas.

A peça foi a última experiência do grupo nos palcos, já que desde aquela semana em março de 2020, as medidas de isolamento social adiaram por tempo indeterminado o encontro com o público nas salas de teatro. 1 ano depois, o coletivo artístico formado por Bruno Pimenta, Esdras Chiarelli, Giuli Paz e Ivo Ivo Ivo, lança “Válvula”, curta-metragem que aproxima as pesquisas do Miserável com a linguagem do cinema.

O filme, criado durante os últimos meses da pandemia, tem como referência as cenas-curtas e novelas de Samuel Beckett, um dos principais dramaturgos do século XX, continuando a pesquisa de linguagem do Grupo Miserável junto à diretora Amora Tito, que investiga o realismo fantástico e as dramaturgias contemporâneas.

O roteiro, que fala sobre intimidade, silêncio, fragilidade, tempo e solidão, é inspirado pelas vivências e reflexões do elenco no último ano e as gravações foram feitas separadamente por cada artista em sua casa, em diálogo pela internet com Amora e Eletromago, que assina a trilha sonora, e a fase seguinte de edição e finalização. O processo foi desenvolvido de forma colaborativa e resultou em diversas novas experiências do grupo e das artistas parceiras.

“Válvula” fica em cartaz de 15 de abril a 18 de abril no canal do YouTube do Grupo Miserável, com sessões gratuitas sempre às 20h. Na apresentação de estreia do filme, haverá uma partilha e conversa sobre o processo de criação do curta-metragem.

SOBRE GRUPO MISERÁVEL
O Grupo Miserável foi criado em 2019 por Bruno Pimenta, Esdras Chiarelli, Giuli Paz e Ivo Ivo Ivo, na cidade de Belo Horizonte, com a cena-curta “Peixe de Ouro”. Após o trabalho, o coletivo convidou a diretora Amora Tito pra dialogar em seus processos, resultando numa pesquisa de linguagem que deu origem à cena “Polegares Opositores” e ao espetáculo “Sirene”, a primeira montagem de longa duração do grupo. Em 2020, a peça fez temporada de estreia no Teatro João Ceschiatti, no Palácio das Artes, e também foi selecionada pela versão online do Festu Rio. Durante a pandemia, o grupo criou “Muito Além dos Ventos”, seu primeiro experimento audiovisual, apresentado no Festival de Inverno do Espaço Comum Luiz Estrela, e agora estreia “Válvula”, todos os trabalhos dirigidos por Amora Tito.

SERVIÇO
“Válvula” – De 15 a 18 de abril às 20h.
Exibições gratuitas no canal do YouTube do Grupo Miserável.
Dia 15/03, bate-papo com a equipe do curta logo após a apresentação.
https://www.youtube.com/channel/UC5GcKVmtxHL_tfW5erE3oww

Anúncios