Programação da última semana de fevereiro no Memorial Vale - Santa Tereza Tem
Logo

Programação da última semana de fevereiro no Memorial Vale

Coleções de Passagem_Fernanda Coimbra

Programação da última semana no #MemorialValeEmCasa nas redes sociais do Museu

Dia 24/02 (quarta-feira) SEMENTES DA DIÁSPORA
Todas as quartas-feiras, às 11h, o Educativo realiza a instalação “Sementes da Diáspora”. Iniciada em 2019, a ação consiste numa instalação na qual a partir de cards (envelopes com sementes de plantas de origem africana estampados com imagens e informações sobre personalidades afro) instalados no Baobá construído pelo Educativo, o visitante é convidado a “colher” essas sementes e refletir sobre o apagamento do protagonismo negro na nossa história. Nesses tempos de distanciamento por causa da pandemia, a ação continua de forma virtual, nas redes sociais do Memorial Vale e possui legenda descritiva das imagens.

Dia 25/02 (quinta-feira) – RÁDIO MEMORIALÍSTICA COM EPISÓDIO 3: NA LAVOURA
No dia 25 de fevereiro, às 18h, o Educativo do Memorial Vale traz o terceiro episódio da Rádio Memorialística: Na Lavoura (transmitido pelo Instagram, com legenda descritiva das imagens, legenda descritiva detalhada para surdo-cego e tradução em libras). Acabada a febre do ouro, outras riquezas começaram a emergir pela capitania, dando-lhe um novo caráter: é a Minas da Terra. Os frutos da agricultura e da pecuária não apenas dão o tom agora à economia mineira, eles vão deixando uma marca na sua tradição. Assim, café, pão de queijo, fubá, fogo a lenha deixam de ser meras palavras para se transformarem em sensações e despertarem em nós aquelas lembranças atreladas às típicas fazendas mineiras. Mas será que os ares interioranos estão apenas impregnados de romantismo? O que há por trás de todo esse trabalho? Venha descobrir em mais um novo episódio da Rádio Memorialística.

Dia 26/02 (sexta-feira) – DICAS PRETAS
Toda sextas-feira, às 10h o Educativo do Memorial Vale divulga as “Dicas Pretas”. São pílulas, com dicas de livros, filmes, etc. com temática étnico racial e produzida por pessoas negras, dando um destaque para produções literárias destinadas ao público infantil. O objetivo é contribuir para discussões sobre as questões étnico raciais, trazendo indicações de conteúdo que ajudem a refletir e conhecer mais sobre a identidade negra. A ação acontece no Instagram do Memorial Vale e possui legenda descritiva das imagens.

Até 28/02 (domingo) – EXPOSIÇÃO “COLEÇÕES DE PASSAGEM”, DE FERNANDA COIMBRA
Até o dia 28 de fevereiro o Memorial Vale exibe em seu site a exposição “Coleções de Passagem” desenvolvida a partir da pesquisa de mestrado da artista visual Fernanda Coimbra. O trabalho consistiu na análise do processo de construção de coleções pessoais, tendo como objeto de estudo a casa do colecionador Milton Ferreira, localizada na cidade de Arcos, em Minas Gerais. A residência abriga diversas coleções relacionadas à memória pessoal do colecionador, remetendo também a uma memória coletiva da família e dos moradores de sua cidade natal, Arcos. Integra o projeto Novos Pesquisadores, do Educativo do Memorial Vale.

Exposição Jéssica Lauriano por Núbia Fernamo

Até 12/03 – EXPOSIÇÃO “EXPERIMENTO PARA UMA VIDA INVENTADA”, POR JÉSSICA LAURIANO
O Memorial Vale abriu, em seu site, a exposição “Experimento para uma vida inventada”, de Jéssica Lauriano. Nessa mostra a artista criou programas performativos e instalações como forma de gerar uma nova relação com o ambiente e o seu corpo a partir da observação e vivência do seu cotidiano. As ações trazem um elemento em comum: o acúmulo. O acúmulo de tarefas domésticas, de objetos cor-de-rosa no banheiro e de plantas em um espaço que possui verticalidade com entrada de luz natural. Os processos de criação são fruto de seu trabalho no campo das artes cênicas e sua relação plural com outras linguagens, onde há uma busca por uma corporeidade que se reinventa e se transforma a partir das ações e dos gestos. A exposição integra o projeto “Mostra de Fotografia” do Memorial Vale e fica no site do museu até dia 12 de março.

Memorial Vale na web:
Facebook: https://www.facebook.com/memorialvale
Instagram: https://www.instagram.com/memorial.vale
Youtube: https://www.youtube.com/user/memorialvale
Visita virtual: www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

Anúncios