Alô? Você quer um empréstimo? - Santa Tereza Tem
Logo

Alô? Você quer um empréstimo?

@ADonaFinanças fala sobre as ligações de correspondentes bancários oferecendo empréstimo

O Santa Tereza Tem, em parceira com @A DonaFinanças, publica dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro e ter tranquilidade para viver.

Quem nunca recebeu uma ligação de oferta de crédito consignado? Muitas vezes, o aposentado nem sabe que seu benefício foi aprovado e os correspondentes bancários já estão ligando para oferecer o crédito. Há casos em que o crédito entra na conta do cliente sem autorização.

Os correspondentes bancários são empresas contratadas pelas Instituições Financeiras para oferecer crédito e outros serviços como abertura de conta corrente. Mas, na maioria das vezes,o consumidor fica confuso se a ligação é mesmo do banco.

Os alvos preferidos são os aposentados e pensionistas. A abordagem costuma ser agressiva e acaba induzindo o aposentado ao erro, contratando um empréstimo sem saber realmente as condições de prazo e taxa.

Há relatos de pessoas que contrataram o crédito sem nem mesmo estar precisando, tamanha a insistência do operador de crédito.

Uma das maiores reivindicações no Ranking de Reclamações do Banco Central, é a falta de integridade das informações. O agente de crédito oferece uma proposta ao aposentado e quando é descontado da folha de pagamento o valor ou a quantidade de parcelas é diferente do que havia sido combinado.

A insistência nas ligações constitui assédio comercial e é considerada uma prática inadmissível pela FEBRABAN – Federação dos Bancos.

Como se proteger?

Para se proteger, você pode realizar o bloqueio do seu telefone no site:
www.naopertube.com.br
Mais de 1 milhão de pessoas já pediram esse bloqueio.
Encerre a chamada quando perceber que se trata de oferta de crédito e nunca passe seus dados pessoais na ligação. Idosos, costumam dar atenção em excesso e acabam contratando um empréstimo sem necessidade.
Se precisar de um empréstimo, evite intermediários.

*Isabela Maia
Consultora financeira, formada em administração, especialista em gestão estratégica pela Universidade Federal de Viçosa e certificada CPA-20

Facebook
Instagram

Anúncios