O Colégio do Caraça faz parte da história do Brasil, com conjunto arquitetônico e paisagístico tombado, e formador de diversas personalidades do país, como Afonso Pena e Arthur Bernardes. O escritor e poeta Aluízio Quintão fala sobre “Colégio do Caraça bicentenário – relembranças e curiosidades”, em palestra da Academia Mineira de Letras. O vídeo estará disponível no YouTube da AML, dia 11 de fevereiro, a partir das 11h.
O palestrante apresenta ao público desde surpreendentes aspectos históricos, até sua relevância como patrimônio material, cultural e religioso. Também serão abordadas características e curiosidades da vida carecense, a participação de um dos padres na revolução liberal de 1842, o fascínio pelo latim e até o uso da palmatória.
Sobre o palestrante:
Aluízio Alberto da Cruz Quintão é natural de Taquaraçu de Minas, ex distrito do Município de Caeté, sétimo dentre nove filhos do casal Professor Raimundo das Chagas Quintão e D. Rita da Cruz Chagas Quintão. Fez Curso Primário na terra natal, Curso Secundário no Colégio do Caraça, dois anos de curso do Seminário Maior de Petrópolis/RJ, Direito na Faculdade de Direito da UFMG e matérias correlatas no Instituto Superior de Ciências Social e Política da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.
SERVIÇO
Palestras online “200 anos do Colégio do Caraça” – com Aluízio Quintão
Data: a partir de 11 de fevereiro, às 11h
Acesso: https://www.youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras