Belo Horizonte, outrora conhecida como Cidade Jardim, possui 38 milhões de m2 de áreas verdes, sendo 14 milhões formados por espaços públicos municipais – 75 parques, mais de 750 praças e jardins e cerca de 210 espaços livres de uso público. Diante desse relevante cenário, a produtora Coreto Cultural realiza o projeto “Parques de BH”, viabilizado com recursos do edital Quatro Estações da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte – Belotur. A ideia consiste numa websérie para divulgar a beleza dos parques e ampliar o potencial turístico da capital mineira, com a divulgação da sua vocação para a natureza e o bem estar. O roteiro e direção é de Lilian Nunes e Chico de Paula, que também assina fotografia e montagem.
A estreia acontece no dia 30 de janeiro, sábado, às 20h, tendo como cenário o Parque Municipal Jacques Cousteau, localizado no bairro Betânia. Após a estreia o episódio piloto ficará disponível no site www.coretocultural.com.br por tempo indeterminado. Acesso gratuito.
Para tornar a experiência ainda mais agradável, o projeto conta com a participação da DJ e produtora cultura Black Josie, que será a mestre de cerimônias, guiando o expectador ao longo do passeio pelo parque, apresentando os entrevistados e personagens, que juntos contarão a história e hábitos do espaço. Os músicos Maurício Tizumba e Marcelo Dai são convidados a apresentarem, diretamente do Parque, as canções Kianda, Bicho do Mato, Criação, Grande Uganda Muquiche, de autoria de Tizumba, e Desejo de Flor (Vander Lee) e Costura da Vida (Sérgio Pererê).
PARQUE JACQUES COUSTEAU
O Parque Jacques Cousteau surgiu de uma gleba de terreno de 468.500m2 que, por 20 anos, foi um dos maiores lixões de Belo Horizonte. Em 1971, transformou-se no Parque Vila Betânia e, em 1976, quando já era conhecido como Horto Municipal, foi transformado em Reserva Biológica e principal viveiro de produção de mudas da capital mineira. O Jacques Cousteau abasteceu ruas, praças e parques de Belo Horizonte com espécies arbóreas e ornamentais. Fundado em 1991, o Jardim Botânico da cidade funcionou por 9 anos dentro do Parque Jacques Cousteau, até a construção de sua sede própria, na região da Pampulha. Em 2001, o Jardim Botânico foi transferido para sua localização atual, dentro da área onde funciona também o Jardim Zoológico, onde está concentrada a produção de espécies de grande porte para atender às necessidades de BH. Hoje, com 335 mil metros quadrados, o Parque Jacques Cousteau conta com mais de 70 espécies arbustivas e ornamentais, além de ricos compostos orgânicos que contribuem tanto para a beleza do paisagismo quanto para a saúde dos pulmões da nossa eterna cidade jardim.
SERVIÇO
Websérie “Parques de BH” – Parque Municipal Jacques Cousteau
Data /horário: estreia 30/01/2021, sábado, às 20h
Após a estreia o episódio piloto ficará disponível no site www.coretocultural.com.br por tempo indeterminado. Acesso gratuito.
Informações: @coretocultural