Esquina do Clube da Esquina é repaginada - Santa Tereza Tem
Logo

Esquina do Clube da Esquina é repaginada

Esquina do Clube da Esquina é repaginadacruzamento das Ruas Divinópolis e Paraisópolis

A famosa esquina de Santa Tereza, Divinópolis com Paraisópolis, ponto histórico e turístico do bairro e que estava abandonada, vai ser revitalizada. O material para as obras, que devem durar dois meses, começou a ser descarregado, na segunda-feira, dia 11 de janeiro.

Reunião do grupo na esquina

A requalificação do espaço foi uma solicitação à Secretaria Municipal de Cultura pelo Instituto Maestro João Horta, criado pelo músico Toninho Horta.  Isso é facilmente explicado, pois ele fazia parte daquele grupo de jovens cabeludos, que se reuniam no local para cantar, ouvir discos e prosear. Daí surgiu o movimento musical Clube da Esquina, de Santa Tereza para o mundo.

Segundo Perla Horta, sobrinha de Toninho Horta e vice-presidente do Instituto, a ideia surgiu em 2017, quando ela trabalhou na produção do carnaval do Bar do Museu Clube da Esquina. Viu o local, um ponto turístico informal, abandonado pelo poder público, cheio de mato e buracos.

Atualmente está assim. Parte do material da reforma.

Com a ideia na cabeça, Perla procurou dois amigos arquitetos, Paula Cury e Ronaldo  Goodson e a diretoria do Instituto Maestro João Horta, que abraçaram a proposta de requalificar o local. Então foi a batalha para conseguir engajar a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) no projeto. O apoio da Prefeitura envolveu a SMC, a Diretoria de Patrimônio Histórico e a BHTrans.

O casal proprietário da casa, que fica na esquina, Daniela Arruda e Roberto Casarões, gostaram da proposta cara a proposta. “Adoramos a ideia e demos nosso aval. Temos acompanhado as batalhas pela aprovação do projeto e a busca de parceria para a execução da obra”.

A casa da Daniela e Roberto Casarões

Ela comenta que “cada vitória foi comemorada com alegria, mas a ansiedade só aumentava. À princípio, a prefeitura aprovou somente a reforma das calçadas com projeto paisagístico. Parte dele que altera a via de rodagem terá que aguardar a resolução da questão asfalto x calçamento, demanda da comunidade de Santa Tereza”.

Daniela observa que “só essa parte da reforma já vai valorizar bastante essa esquina que a gente tanto adora! Além, é claro, de obrigar os veículos a diminuírem a velocidade nessa esquina tão perigosa”.

Matéria relacionada
Da janela lateral
Cantoria na Esquina
A nova velha esquina
Fãs do Clube da Esquina visitam Santa Tereza

Anúncios