Dia de simpatia da romã - Santa Tereza Tem
Logo

Dia de simpatia da romã

Por Carlos Felipe Horta

E aí, já arrumou sua romã pra fazer a simpatia do Dia de Reis? Sim, o 06 de janeiro, além da data da chegada dos Reis Magos a Belém, hora de desmanchar os enfeites natalinos e de acompanhar a Folia de Reis, é dia também da tradicional simpatia da romã.

Segundo a crença popular quem faz a simpatia não passará aperto com falta de dinheiro durante o ano. Verdade ou não, por via das dúvidas, na atual situação econômica do país, é bom dar um jeito de ir no vizinho, já que em Santa Tereza, muitas casas têm um pé de romã, e pedir uma fruta.

Na verdade, segundo a botânica, não é propriamente uma fruta, mas uma intumescência, isto é, uma parte da planta que esconde as sementes.

Pé de romã em jardim na Rua Esmaltina

Vamos à simpatia

Segundo a crença popular, se for bem feita, não deixará a pessoa ficar sem dinheiro neste ano de 2021. Em cada lugar, ela é feita de um modo. A que colocamos aqui hoje nos foi dada, manuscrita, em 1973, por um mestre benzedor.

A pessoa pega nove grãos de romã madura.
Três grãos devem ser jogados para trás com a mão direita.
Outros três grãos deverão ser mastigados, mas sem destruir as sementes que deverão ser jogados para a frente, com a mão direita.
Outros três grãos também deverão ser mastigados, preservando, porém, as sementes que deverão ser embrulhadas numa nota (papel moeda), que deverá ser conservada pela pessoa durante todo o ano.
Quem já vem fazendo esta simpatia há mais tempo, deve pegar a nota com as sementes de 6 de janeiro de 2020, lançar as sementes fora e dar a nota para um mendigo. Quem estiver fazendo pela primeira vez vai guardar a nota até 6 de janeiro de 2022, cumprindo , então, o ritual.

Agora, atenção. A pessoa, enquanto lança as sementes para trás, para a frente ou as guarda na nota, deverá dizer: “Gaspar, Belchior e Baltazar, como foram a Jesus adorar e presentes lhe ofertar, nos vos pedimos que, neste ano, nada nos venha faltar”.

Variação da simpatia

Há variações na simpatia, mas fiquemos com mais uma, que conhecemos desde os tempos de menino.

 Nesta versão deve-se cortar um romã em quatro partes.
Colocar três sementes na boca e chupar.
Colocar também três sementes em uma nota de qualquer valor e dizer: Como os três Reis Magos, Belchior, Gaspar e Baltazar presentearam Jesus, assim hão de me dar o que eu desejar ( Fazer o pedido).
Dobrar a nota, passar uma fita durex ou linha e guardar na bolsa, ou carteira.
As três sementes da boca colocar numa gaveta (armário).
No ano seguinte dar a nota para um pobre e jogar as sementes no jardim. As sementes da gaveta devem continuar e cada ano repetir a simpatia.
Cuidado para não perder a nota, senão perderá alguma coisa de valor.

“A Madonna da Romã”, de 1487: quadro do pintor italiano Sandro Botticelli (1445-1510), que especialista em medicina na arte, Davide Lazzerri, revelou a anatomia do coração humano desde cedo. estudo publicado na revista científica “Interactive Cardiovascular and Thoracic Surgery”

Curiosidades sobre a fruta que não é fruta

A romã, segundo a história tem propriedades mágicas conhecidas desde a Antiguidade e, empregadas nos rituais ligados à fertilidade, amor e casamento. Por exemplo, o famoso Pomo das Hespérides, buscado pelos Argonautas, era romã, que, igualmente, também fazia parte dos mistérios, que cercavam Perséfone, filha de Deméter, a Mãe da Terra. Na Roma Antiga, coroas de romã eram colocadas sobre a cabeça das mulheres que se casavam para que fossem férteis. Na medicina popular brasileira é usada para dores de garganta e melhoria na voz. Nas religiões afro-brasileiras, ele é uma planta sagrada de Iansã.

É citada na Bíblia, em vários contextos no antigo testamento, seu simbolismo religioso também está presente no Judaísmo. “Em um trecho do Talmud, o povo judeu é comparado às romãs: “Teu tempo é como um pedaço de romã…” (Shir Hashirim 4:3). O que seria mais ou menos, segundo o rabino Henry Sobbel, já falecido, “até os mais vazios entre vocês estão repletos de boas ações como a romã repleta de sementes”.   

Anúncios