Arte preta e feminina na 2ª Mostra Negras Autoras - Santa Tereza Tem
Logo

Arte preta e feminina na 2ª Mostra Negras Autoras

Negras Autoras – Foto Paulo Oliveira

Arte preta e feminina com trabalhos de dez artistas selecionadas em formato on-ine

Nos dias 29 e 30 de novembro, a partir das 20h, acontecerá a segunda edição da mostra Negras Autoras, que este ano, será realizada em formato on-line. Serão dois dias de programação com linguagens artísticas como artes visuais, literatura, música, dança, performance, dentre outros. As artistas participantes são mulheres negras e periféricas, cis e trans, selecionadas através do edital lançado em outubro deste ano. Os dez trabalhos escolhidos traduzem um pouco da diversidade e potência artística das mulheres negras.

Toda a programação da mostra é gratuita e poderá ser acessada através da no canal do Youtube do coletivo Negras Autoras https://bit.ly/2TOSomx. Cada apresentação terá até 20 minutos de duração e as gravações serão realizadas no teatro Espanca, importante espaço cultural da cidade que é parceiro da mostra desde a primeira edição realizada em 2019. https://www.youtube.com/channel/UCE62hbc_8Ip60bx4qQ6Jwqg

A programação contará também com o lançamento de um livro que traz a história do grupo, registrando a trajetória e a importância dessa caminhada para a cidade e como inspiração para outras artistas negras. A organização é da editora Nandyala. O Coletivo Negras Autoras é formado por Elisa de Sena, Julia Tizumba, Manu Ranilla e Vi Coelho.

Programação
Dia 29 – domingo

20h – Lançamento do livro Negras Autoras e abertura da mostra
20h30 – HarPRETAndo com NáLù | Contagem – MG
Autoria: NáLù Pimenta Um pocket-show onde serão performadas três músicas autorais de estilo misto, a serem apresentadas utilizando os playbacks das faixas, a voz e a harpa
20h45 – Exposição “Picumã” – Vita Pereira | Araraquara – SP
Linguagem: Fotografias + curta metragem
Autoria: Vita Pereira
Picumã, a partir de fragmentos e reconstrução de sonhos de uma infância
transviada, se articula tecnologias de vida travesti preta pelo cabelo.
21h – Circo – Jeiza da Pele Preta | Belo Horizonte – MG
Autoria: Jeiza Lúcia Rodrigues Fernandes
A cena Eu, é vivência de um corpo negro feminino, passando peça experiência da espiritualidade, da dança, e da acrobacia. Contanto com a ajuda do aparelho Roda Cyr e com um instrumentista para pra trazer a cena um circo brasileiro.
21h20 – “Não é auto sabotagem, é racismo mesmo” – Pâmela Bernardo
Ibirité – MG
Autoria: Pâmela Bernardo
Série de cinco ilustrações feitas a partir da observação de autorretratos, são desenhos lineares feitos a caneta. Neles busco demonstrar o sofrimento causado pelo consciente e inconsciente, não auto sabotador, e sim consequente do racismo. Com isso em ciência se encara e percebe, a culpa não é sua
21h40 – “IPALOLO” – Amorina | Belo Horizonte – MG
Autoria: Amorina
IPALOLO é um espetáculo cênico, performático e dançante. Amorina mostra em seu segundo disco solo, uma nova versão em uma junção da música eletrônica a elementos da música brasileira, afro, pop, eletrônicos e pitadas de jazz.

Dia 30 – segunda
20h
– “Perto de Mim” – Lu Mosqueira – Sabará – MG
Linguagem: Música
Autoria: Loudiana Mosqueira Antônio
“Perto de mim” é um show com composições da cantora Lu Mosqueira que são frutos de sua descoberta como compositora nos últimos cinco anos. Nesta apresentação, que tem um tom intimista, Lu se acompanha com o violão e brinda o público com sua belíssima voz e brilhante interpretação que juntamente com as belas canções mostram a sua essência.
20h30 – “Minha Nuvem” – Priscila Rezende – Belo Horizonte – MG
Linguagem: Artes Integradas
Autoria: Priscila Rezende e Andréa Rodrigues
A solidão e o isolamento prolongados ajudam a aflorar nossos pensamentos e dúvidas mais íntimas. Em um profundo encontro consigo mesma, uma mulher reflete sobre sua própria imagem e companhia.
20h50 – Cena Curta “Uma, Outra” – Renata Paz – Belo Horizonte – MG
Linguagem: Teatro
Autoria: Breve Cia
As atrizes contam o que fizeram, do momento em que acordaram até o momento em que chegaram para fazer esta cena. Não precisam seguir uma ordem cronológica dos fatos, desde que seja compreensível e minimamente engraçado. Elas, mulheres negras, querem falar de amor sem dor. Sem dor?
21h10 – Vídeo “Águas” com Júnia Bertolino – Belo Horizonte – MG
Linguagem: Audiovisual
Autoria: Júnia Bertolino
O Vídeo: Águas, vem propor o feminino que navega por águas diversas; onde o mar da memória ressalta lembranças de negritude, territórios e o corpo negro.
Representada pela corporeidade da bailarina/atriz Júnia Bertolino nas águas.
Propondo lembranças de africanidades, onde a dança em conexão com a natureza reza saudando os que ali ficaram, mas reconhecendo a imensidão da nossa identidade.
21:30h – “Interioranas” – Nívea Sabino | Nova Lima – MG
Linguagem: Artes Integradas
Autoria: Nívea Sabino – poemas e Luiza da Iola – canções.
“Interioranas” é resultado da música da cantautora carmopolitana Luiza da Iola com a poesia da poeta nova-limense Nívea Sabino. O show-experiencia é composto por cantopoemas baseados na obra “Interiorana”, de Nívea Sabino, sintetiza a união da palavra falada e cantada e pauta o protagonismo das mulheres negras.

SERVIÇO
Dias 29 e 30 de novembro a partir das 20h
Onde: youtube Negras Autoras – link: https://bit.ly/38E3CTj
Atividade Gratuita

Anúncios