Programa “Lacan na Academia” com palestra “O sonho é surreal?” - Santa Tereza Tem
Logo

Programa “Lacan na Academia” com palestra “O sonho é surreal?”

Programa “Lacan na Academia” relaciona obra de André Breton com a teoria freudiana do sonho

Na próxima edição do “Lacan na Academia – Conversando com a Literatura”, programa da Academia Mineira de Letras que aborda interseções entre a literatura e a psicanálise, a professora Márcia Arbex-Enrico e a psicanalista Lúcia Grossi apresentam a palestra “O sonho é surreal?” O encontro será realizado no dia 25 de novembro, às 20h pelo YouTube.

A interpretação dos sonhos está na origem da criação da Psicanálise como um novo campo de investigação do psiquismo. A relação do sonho com o desejo, afirmada por Freud, inspira o escritor e poeta André Breton na busca de uma realidade superior, apoiada numa nova relação com a linguagem e com as imagens. Essa relação de Breton com a teoria freudiana será abordada no encontro.

Desde 2018, a Academia Mineira de Letras em parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Minas Gerais, atualmente sob a direção de Helenice de Castro, realiza os encontros de “Lacan na Academia – conversando com a literatura”, trazendo à cidade um espaço vivo de discussão em torno de temas pulsantes da vida contemporânea, que tocam a sensibilidade de escritores, artistas e psicanalistas.

Sobre as palestrantes
Márcia Arbex Enrico é Professora Titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, e pesquisadora pelo CNPq.
Lúcia Grossi é psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.Autora de “O conceito de repetição em Freud”.

SERVIÇO
Palestra “O sonho é surreal?” – com Márcia Arbex-Enrico e Lúcia Grossi
Data: 25 de novembro, Quarta, às 20h
Acesso: https://www.youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Anúncios