XI Prêmio Zumbi de Cultura 2020 - Santa Tereza Tem
Logo

XI Prêmio Zumbi de Cultura 2020

Cia Baobá Minas apresenta o XI Prêmio Zumbi de Cultura 2020

Novembro é marcado pelo Dia da Consciência Negra. Um dos eventos relacionados à data, em BH, é o Prêmio Zumbi da Cultura – Cia Baobá Minas, que celebra 11 anos de existência, será realizado nos dias 19, 20 e 27/11 em Belo Horizonte.

No dia 19/11 às 18h: Live – Celebrando os 11 anos do Prêmio Zumbi de Cultura – Cia Baobá Minas, no canal do Youtube MM Gerdau. No dia 20/11, Live: Cia Baobá Minas e Premiados 2020 – Reflexão, Festejo e Coragem no XI Prêmio Zumbi de Cultura no canal do Youtube da Cia Baobá Minas. No dia 27/11 às 19h no Teatro Sesiminas acontecerá XI Prêmio Zumbi de Cultura – Cia Baobá Minas, homenageando os premiados 2020 e recebendo shows: Fabinho do Terreiro, Cia. Baobá Minas, Negras Autoras e Djonga. O músico Djonga também será premiado na categoria: Destaque homem negro. Também terá transmissão no canal youtube da Cia Baobá Minas. Este ano as atividades do XI Prêmio Zumbi de Cultura – Cia Baobá Minas será presencial e online.

A premiação é distribuída em 14 categorias: teatro, atuação política, dança, personalidade negra, manifestação cultural, música, menção honrosa, literatura, religiosidade e protagonismo juvenil. Foram criadas para a comunidade: resistência LGBTQ+, representatividade mirim e artes visuais. As duas categorias surpresas a serem anunciadas para comunidade no dia da premiação 27/11 às 19h no Teatro Sesiminas, são as categorias: destaque Homem negro e Mulher negra.

No XI Prêmio Zumbi de Cultura a programação está composta por: rodas de conversas sobre temáticas que envolvem a posição do negro na sociedade brasileira, passando por história, educação, racismo, ações afirmativas e cultura; Apresentações de grupos culturais que representam a arte negra; homenagem e premiação as pessoas que contribuem para a preservação da cultura afro-brasileira em Belo Horizonte e Minas Gerais.

Sobre a Companhia Baobá Minas
Criada em 1999, por Júnia Bertolino, a Companhia busca abordar o cotidiano do negro, a cultura, ritmos, poesia e dança afro-brasileira no intuito de trazer para o público uma imagem do negro em toda sua beleza e altivez.
A Cia Baobá Minas nos apresenta o seu espetáculo, intitulado “Mulheres de Baobá”, que nos traz declamações performáticas de poemas brasileiros e textos de ´poetisas, escritoras e performers focadas em retratar a narrativa africana e afro-brasileira.

Cia Baobá

LISTA DOS HOMENAGEADOS 2020
Teatro: EFIGÊNIA MARIA
Dança: RAMOM PAIXÃO
Protagonismo Juvenil: RAFAEL VICENTE
Menção Honrosa: MARIA ANTÔNIA EVARISTO
Música: JORGE DISSONÂNCIA
Literatura: SOLANGE OLIVEIRA SANTOS
Educação: REGIS TATÁ KITANJI,
Atuação Política: NILA RODRIGUES
Personalidade Negra: MARCOS REIS
Destaque Mulher Negra: HERCÍLIA HERCULANO
Religiosidade: PADRE MAURO LUIZ DA SILVA
Manifestação Cultural: OFICINA DA CAPOEIRA INTERNACIONAL – MESTRE RAY,
Artes Visuais: ANTÔNIO SERGIO MOREIRA,
Representatividade Mirim: PROJETO ENCANTAR
Destaque Homem Negro: DJONGA
Resistência LGBTQIA+: PLATAFORMA QUEERLOMBOS.

Programação:
Dia 19 de novembro (quinta) às 18h

Live: Celebrando os 11 anos do Prêmio Zumbi de Cultura – Cia Baobá Minas, no canal no Youtube MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Assista: https://www.youtube.com/user/MuseuMinasMetal

Dia 20 de novembro (sexta) às 17h
Live: Cia Baobá Minas e homenageados 2020: “Reflexão, Festejo e Coragem’ no XI Prêmio Zumbi de Cultura.
Nesta live contaremos com convidados importantes já premiados em outras edições do prêmio como: Diva Moreira, Marcos Cardoso, Dona Jandira, Ricardo Moura, Celso Moretti, Evandro Passos, Macaé Evaristo, Madu Santos, Benilda Brito, Pereira da Viola, entre outros.
-ONLINE NO CANAL YOUTUBE DA CIA BAOBÁ MINAS E INSTAGRAM DO PRÊMIO ZUMBI DE CULTURA.
Assista: https://www.youtube.com/channel/UCyAcoINKPivTg-pgcBZCReQ

Dia 27/11 (sexta) às 19h – XI Prêmio Zumbi de Cultura – Cia Baobá Minas
Solenidade da premiação 2020 – Saudação aos ancestrais!
Atrações: Fabinho do Terreiro, Cia. Baobá Minas, Negras Autoras e Djonga
Local: Teatro Sesiminas – R. Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia,
-30% da capacidade será presencial
Ingressos: R$ 10,00
-PRESENCIAL E ONLINE NO CANAL DO YOUTUBE CIA BAOBÁ MINAS E INSTAGRAM DO PRÊMIO ZUMBI DE CULTURA.
Assista: https://www.youtube.com/channel/UCyAcoINKPivTg-pgcBZCReQ

Anúncios