Condomínio Solidão - Santa Tereza Tem
Logo

Condomínio Solidão

Condomínio Solidão, romance de suspense ambientado no Edifício JK

O escritor Jorge Fernando dos Santos lança seu novo livro, Condomínio Solidão, no sábado, dia 21, na Livraria da Rua.

Popularmente conhecido como Edifício JK, o Conjunto Kubitschek é uma das obras arquitetônicas mais icônicas do arquiteto Oscar Niemeyer, em Belo Horizonte. O projeto é de 1952 e totaliza 1100 apartamentos distribuídos em dois blocos, com cerca de 6 mil moradores.

Foi justamente nesse cartão postal da cidade que o escritor e jornalista Jorge Fernando dos Santos ambientou Condomínio Solidão, romance publicado pela editora Caravana, a ser lançado no próximo sábado, 21′ de novembro.

Foto.Crédito: Élen Márcia de Souza

Com mais de 40 títulos publicados, sendo o mais recente A Turma da Savassi, o autor escreveu o novo livro no curto período em que residiu no JK, “momentos de muita angústia e adaptação a um novo modo de vida”, salienta

Sobre o livro

Ele garante, no entanto, que se trata de uma obra ficcional, nas qual o protagonista, Ramon Fernandez, é um jornalista aposentado que recolhe
material para escrever o primeiro romance. Os capítulos seriam trechos das entrevistas feitas com hipotéticos moradores do JK, nos quais Ramon pretende inspirar seus personagens.

O resultado é um romance de suspense, com histórias embaralhadas em forma de mosaico. A trama gira em torno do suposto suicídio de um estudante de Física, que despenca da janela do apartamento. Pelas demais janelas, protagonista e coadjuvantes contemplam BH e narram suas experiências de vida.

Jorge Fernando dos Santos

Trata-se de uma fauna humana diversificada, cada qual com seus
dramas, traumas e pontos de vista sobre os mais variados assuntos, incluindo o condomínio onde vivem.
“Cada capítulo é um cenário, uma vida, uma janela que se descortina para a vastidão da cidade que, ainda sonhada em perfeição, é um mosaico, vitral, trama erigida pelo raro ofício de quem, matreiro, sabe enredar o leito às últimas consequências, até as páginas finais, e apresentar um
novo horizonte” – escreve na orelha o jovem editor Leonardo Costaneto, que vem desenvolvendo um importante projeto editorial com vários autores mineiros.

Condomínio Solidão foi finalista do Concurso Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte de 2012, no qual recebeu menção honrosa entre quase 300 concorrentes. A ilustração de capa é da artista Élen Márcia Souza.

O lançamento presencial será neste sábado (21/11), a partir do meio-dia, no passeio da Livraria da Rua (Antônio de Albuquerque, 913, Savassi). Além de Condomínio Solidão, estarã sendo autografados os livros Dispensável Nudez, de Madu Brandão, e Olhem as Estrelas, coletânea de crônicas da jornalista Déa Januzzi, falecida recentemente. Ela será representada
pelo filho, Gabriel Januzzi.

Os organizadores alertam para que sejam observadas as normas
sanitárias no combate à Covid-19, com uso de máscara e distanciamento físico entre autores e convidados.

Serviço
Lançamento dos livros Condomínio Solidão (Jorge Fernando dos Santos, Dispensável Nudez (Madu Brandão) e Olhem as Estrelas (Déa Januzzi)
Data e hora: 21 de novembro, a partir do meio dia
Local: Livraria da Rua- Antônio de Albuquerque, 913, Savassi

Anúncios