Sempre Um Papo recebe Eugênio Bucci e o José Miguel Wisnik - Santa Tereza Tem
Logo

Sempre Um Papo recebe Eugênio Bucci e o José Miguel Wisnik

Eugênio Bucci e José Miguel Wisnik

#SempreUmPapoEmCasa debate sobre o tema “A Terra Plana, Questão Cosmopolítica”.

O crítico literário, professor, poeta e compositor José Miguel Wisnik e o jornalista e professor da Eca-USP, Eugênio Bucci são os convidados de Afonso Borges para o debate sobre o tema “A Terra Plana, Questão Cosmopolítica”. O encontro é mais uma edição virtual do #SempreUmPapoEmCasa, com transmissão ao vivo no Youtube, Instagram e Facebook do Projeto e vai acontecer no dia 19 de novembro, quinta-feira, às 18h.

A ideia de Afonso Borges para reunir os dois intelectuais para este debate surgiu a partir de um texto de Eugênio Bucci, no jornal O Estado de S.Paulo do dia 5 de novembro, no qual o autor critica o discurso terraplanista, apesar da comprovação científica da circunferência do planeta Terra. Na publicação, Bucci explica (…)“o discurso terraplanista angaria adeptos fervorosos, que primam pela rabugice enfurecida, ressentida, invejosa, destrutiva. Quando dão curso à conversa de que a Terra é plana, não pretendem dizer a verdade, escarnecem da verdade, apenas celebram seu rito bestial de afrontar a cultura e o espírito. Sentem-se humilhados diante do saber e respondem com insultos. Tomados por ódios pestilentos, marcham como autômatos para implantar sua igualdade na estupidez e sua unidade na servidão. (…)

No mesmo artigo, Bucci apresenta a canção “A Terra plana”, single recém lançado por José Miguel Wisnik como uma resposta para o que fazer diante de tanta afirmações bestiais sobre o tema. E o jornalista diz: (…) “A Terra plana. No título, que fique bem redondo, a palavra “plana” entra não como adjetivo, mas como verbo. A Terra, segundo o poeta, vai planando pelo cosmo, é isso. A letra cuida de explicar: “(…) entre rastros luminosos de corpos distantes (…) a Terra plana (…) redondamente certa (…) no universo deserto, curvo e dilatado sem planos nem enganos”.

A canção “A Terra plana”, de José Miguel Wisnik está disponível nas plataformas digitais. E o texto completo de Eugênio Bucci pode ser lido no link https://bit.ly/3l6alZE.

SERVIÇO
Dia 19 novembro, quarta-feira, às 18h
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMPgepDo9U10joSxRQZ07Yg
Facebook: https://www.facebook.com/SempreUmPapo/
Instagram: https://www.instagram.com/sempreumpapo/?hl=pt-br

Anúncios