Santa Tereza em exposição - Santa Tereza Tem
Logo

Santa Tereza em exposição

Santa Tereza em exposição “Contos e Encontros” comemora o bairro

No ano em que Santa Tereza completa 120 anos, a exposição “Bairro Santa Tereza: contos e encontros”, a partir de 13 de novembro, mostrará o olhar de diversos artistas sobre Santa Tereza.

A mostra reúne 13 artistas mineiros, que registraram em suas obras o bairro também chamado carinhosamente de Santê. Nos trabalhos os artistas retratam narrativas, particularidades e características singulares de “nosso cantinho no mundo”, reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural de Belo Horizonte.

Entre essas particularidades estão a gastronomia, história, religiosidade, cultura, os bares, a música, as esquinas, as artes, as festas populares e a contraposição do antigo com a modernidade.

O nome da exposição “Contos e Encontros” evidencia a diversidade cultural e as vivências cotidianas do bairro. O profano e o sagrado, a religiosidade e o carnaval, a tradição musical, que vai dos cantos da folia de reis, ao Clube da Esquina, ao Sepultura, às antigas serestas e shows nos bares. A arquitetura antiga, que contrasta com a moderna, a arte urbana e graffiti nos muros, a arte na rua, o artesanato e a gastronomia nas feiras.

Artistas participantes

Participam da mostra os seguintes artistas plásticos:
Ataíde Miranda, Celi Ferreira, Demogolet, Fárima Mirandda, Karol Canto, Gustavo Ribas, Letícia Pingo, Luiz Pego, Mara Ulhoa, Maria Eugênia Simões, Raquel Lima, Regina Moraes e Zanne Neiva.

A artista Maria Eugênia Simões, mora na Serra, mas é uma frequentadora assídua do bairro, onde tem grandes amigos. Em sua obra ela reúne a vista da torre da igreja, o casario e a tradição dos bares.

Maria Eugênia comenta sobre a importância de os espaços continuarem a investir nas artes e cultura apesar da pandemia. “Exposições virtuais mostraram que a arte tem que continuar existindo apesar das dificuldades. O cuidado com a Covid19 tem que ser mantido onde as exposições já começaram a ser presenciais. É a arte presente na história e realidade da vida”.

Ataíde Miranda, morador de Santa Tereza, explica que sua tela traz o olhar do artista sobre a vida cotidiana, a música e a arte que correm pelas ruas e esquinas de santa tereza. “Retratp, um pouco de cada coisa da cultura, como a música, o carnaval, os blocos caricatos, a religiosidade. Enfim essa multiplicidade do bairro, assim como é meu trabalho, um emaranhado de coisas.

A exposição é uma oportunidade para o público conhecer as histórias, paisagens e moradores e frequentadores. As visitas devem ser agendadas.

Serviço
Exposição Santa Tereza Contos e Encontros

Curadoria: Fatima Miranda
Colaboração: Leticia Pinto
Visitação: 13/11/2020 a 31/01/2020, quinta a domingo, das 18 ás 22h
Local: Ajê Bistrô Bar (Espaço de gastronomia, arte e antiguidades)
Endereço: Rua Dores do Indaiá, 96 Santa Tereza, Belo Horizonte
Informações: 98702-0802 (agendamento) 99908-1693(Fatima Miranda)

Anúncios