Projeto de artes visuais sinaliza córregos de Belo Horizonte - Santa Tereza Tem
Logo

Projeto de artes visuais sinaliza córregos de Belo Horizonte

Projeto “ Sobre o Rio”, parte integrante da pesquisa “Entre Rios e Ruas”, da artista Isabela Prado

O projeto “Sobre o Rio”, parte integrante da pesquisa “Entre Rios e Ruas”, da artista plástica mineira Isabela Prado, paralisou suas atividades em março, devido a pandemia do Covid-19. Com a reabertura gradual das atividades na cidade, e seguindo todos os protocolos de segurança, o projeto será retomado e finaliza, na próxima semana, a instalação das placas de sinalização de todos os córregos canalizados dentro do perímetro da Avenida do Contorno, em Belo Horizonte.

No total, serão aproximadamente 230 placas e, nos dias 19 e 20 de novembro, serão instaladas as últimas 33 placas faltantes, que sinalizam o Córrego Mendonça, afluente do Córrego Acaba-Mundo. O percurso a ser sinalizado se inicia na Rua Levindo Lopes com Avenida do Contorno, e segue pelas ruas Antônio de Albuquerque, Alagoas, Santa Rita Durão, e Pernambuco, até chegar na Avenida Afonso Pena, próximo ao Palácio das Artes.

Nesta etapa, o processo terá o acompanhamento do curador do projeto, o historiador da arte Josué Mattos, que vem a Belo Horizonte especialmente para a ocasião. Todo o processo passa por registro de foto e vídeo e, numa próxima etapa, será publicado em livro.

As placas de sinalização dos córregos serão instaladas permanentemente nas mesmas balizas que carregam a sinalização de ruas e avenidas, tendo as mesmas especificações das placas de rua já existentes. Trata-se, assim, de uma intervenção permanente na cidade, tendo obtido autorização da Subsecretaria de Planejamento Urbano para sua execução.

Isabela Prado, idealizadora do projeto – Foto Aline Xavier e Roberto Bellini

Isabela Prado é mineira, artista visual e professora da Escola de Belas Artes da UFMG. Graduada em Belas Artes pela UFMG e Mestre em Artes pela Indiana University, EUA, participou de vários programas de residência artística em diversos países (Argentina, Brasil, EUA, Jordânia, Palestina) e de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior.

Anúncios