Obra de Lúcio Cardoso em palestra de Leandro Garcia na AML - Santa Tereza Tem
Logo

Obra de Lúcio Cardoso em palestra de Leandro Garcia na AML

Leandro Garcia – Divulgação

Obra de Lúcio Cardoso em palestra de Leandro Garcia na Academia Mineira de Letras

A obra de Lúcio Cardoso é profunda, diversificada e de múltiplas possibilidades de interpretação. O público tem a oportunidade de saber mais sobre o escritor na palestra “Lúcio Cardoso – literatura e agonia” proferida pelo professor Leandro Garcia. A transmissão ocorre via vídeo, que estará disponível no canal de Youtube da AML a partir do dia 17 de novembro, às 11h.

Lúcio Cardoso, autor natural de Curvelo, escreveu prosa, poesia, teatro, diários, cartas e roteiros de cinema, além de ter exercido a pintura em seus últimos anos da sua vida.

O objetivo da palestra é refletir sobre aspectos gerais acerca da obra do autor de Crônica de Casa Assassinada, especialmente a presença da culpa, da agonia existencial, do catolicismo decadente, das tradições míopes que tanto assombraram a vida de Lúcio Cardoso e reverberaram na sua produção literária. O palestrante também aborda a questão da homossexualidade do escritor, fato este que tanto atormentou a vida pessoal de Lúcio Cardoso.

Leandro Garcia é licenciado em Letras pela Universidade Castelo Branco (RJ); Mestre em Literatura Brasileira pela PUC-RJ; Doutor e Pós-doutor em Estudos Literários pela PUC-RJ; Pós-doutor em Teologia pela FAJE-BH; Professor de Teoria Literária da Fac. de Letras da UFMG e pesquisador do Museu Imperial de Petrópolis (RJ).

SERVIÇO
Palestra on-line “Lúcio Cardoso – literatura e agonia” – com Leandro Garcia
Data: a partir de 17 de novembro, às 11h
Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Anúncios