20ª Edição do Festival Estudantil de Teatro - FETO - Santa Tereza Tem
Logo

20ª Edição do Festival Estudantil de Teatro – FETO

20ª Edição do FETO com programação toda on-line

De 18 a 26 de novembro acontece a 20ª edição do Festival Estudantil de Teatro. No ano em que comemora duas décadas, um dos mais longevos e importantes eventos nacionais na área de artes cênicas e educação, experimenta, pela primeira vez, uma edição toda online. A programação de 2020 traz como sempre oficinas, bate-papos, rodas de conversa, e ainda, uma mostra de trabalhos artísticos inéditos, pensados para o modo virtual e para as plataformas digitais em formatos diversos (cenas curtas, websérie, podcast, performance, leitura dramática, formatos híbridos etc.). Um critério importante é que as propostas sejam realizadas seguindo os protocolos de isolamento e/ou distanciamento social.

Na mesa de abertura, dia 18 (quarta-feira), às 19h, um bate-papo, ao vivo, sobre dramaturgia e narrativas femininas no teatro, com as autoras/artistas da cena brasileira Grace Passô (MG/SP), Janaína Leite (SP), Luciana Campos (MG) e Sara Pinheiro (MG). Mediação: Marcos Coletta. O público acompanha transmissões do festival, em tempo real, e em publicações de conteúdos audiovisuais gravados, nas plataformas Facebook, Instagram e YouTube @FETOteatro. Mais informações no site: http://noato.org.br/feto/2020-2/.

Pela primeira vez na história do festival, foram selecionados 24 experimentos -com pontes entre o teatro e as ferramentas digitais – que ainda estão no papel ou em fase de desenvolvimento. “Pensar os trabalhos a partir de propostas escritas foi um grande desafio. É algo novo para a curadoria. Quando se inscreveram, os estudantes tinham apenas uma ideia aproximada do que queriam. Vamos ver juntos o resultado”, explica a atriz e professora de teatro, Gláucia Vandeveld, que assina a curadoria do FETO ao lado de Michelle Sá e Marina Arthuzzi.

Além da Mostra de espetáculos, os tradicionais bate-papos e rodas de conversa continuam nesta edição, em modo virtual. Os trabalhos inéditos serão comentados por convidados no Olhares: dez rodas de conversa, sendo cinco fechadas, via zoom para categoria Teatro na Escola, e outras cinco, abertas ao público, na categoria Escola de Teatro. Já oito bate-papos trazem discussões sobre a Mostra Memória, uma programação comemorativa de aquecimento. Ela dá início 15 dias antes do FETO começar e propõe, nesse período, a exibição de 24 trabalhos apresentados nas edições anteriores. “O objetivo é levar um pouco da história de resistência do festival para as novas gerações”, explica um dos curadores da mostra, Eliezer Sampaio. O público assiste às obras e aos bate-papos, no canal do YouTube @fetoteatro.

As oficinas também serão realizadas virtualmente, via zoom. Os estudantes podem se inscrever até 5/11. “E.C.O.S. – Memória como percurso criativo – miradas latino-americanas”, ministrada por Idylla Silmarovi (MG) propõe investigar a partir do pensamento e das obras de artistas latino-americanas das artes presenciais, apontamentos acerca da memória como caminho de criação cênica-performativa. Já o ator Mateus Cardoso do Grupo Carmin de Teatro (RN), traz “Dramaturgia Audiovisual no Teatro”. A oficina pretende apresentar e praticar as técnicas utilizadas pela companhia nordestina, que já passou pelo FIT-BH, a aplicação do audiovisual na cena.

SERVIÇO
FETO 20ª edição – Programação Toda Online – 18 a 26 de novembro
MESA DE ABERTURA – 18 de novembro, quarta-feira, de 19h às 20h30
Com Grace Passô, Janaína Leite, Luciana Passos e Sara Pinheiro (Ao vivo, Youtube)

Programação

  • Oficinas (inscrições abertas até 5/11)
  • Mostra de Trabalhos Inéditos e Rodas de Conversa
  • Mostra Memória (espetáculos de edições anteriores) e bate-papos (ao vivo)
  • CaFETO – uma roda de conversa sobre “A formação em teatro em tempos de pandemia – experiências, desafios e novas perspectivas nas salas de aula online”. Mediação da atriz e diretora Raquel Castro

Plataformas: YouTube, Zoom e Instagram ||
Mais informações sobre o festival: http://noato.org.br/feto/2020-2/
Facebook, Instagram e YouTube: @FETOteatro

Anúncios