O Coletivo Mercado Vivo + Verde está atuando junto ao consórcio empresarial, liderado pela Fundação Doimo, que administrará o Mercado Distrital de Santa Tereza pelos próximos 25 anos.
Assim, junto com a Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST) e o movimento Salve Santa Tereza, o Mercado Vivo Verde está atuando e colaborando com o grupo concessionário do Mercado Distrital de Santa Tereza para efetivar a participação comunitária e a abertura de espaços, dentro das diretrizes de ocupação do edital.
Esta atuação envolve o cadastro de possíveis participantes das atividades no local, de artesãos, ceramistas, artistas e produtores agroecológicos. Então o Coletivo Mercado Vivo + Verde está divulgando um formulário para que os interessados em participar fação o seu cadastro.
Para se cadastrar é preciso preencher o formulário. Clique aqui.
1: o cadastro passará por uma comissão avaliadora, formada por representantes dos diversos setores.
2: O cadastro para fazer parte do espaço Mercado Vivo + Verde é gratuito.
3: A participação nas feiras, espaços e eventos terá cobrança de taxas, a serem definidas e recebidas pelo grupo concessionário do Mercado Distrital de Santa Tereza, ao qual estamos em diálogo e buscando boas condições de comercialização.
A reabertura do Mercado de Santa Tereza está prevista para o final de semana de 12 de outubro, dia do aniversário do bairro Santa Tereza, com a realização de uma grande feira. O Mercado Vivo + Verde terá espaço determinado neste e nos próximos eventos, preservando suas características e identidade peculiares e inegociáveis.
O coletivo Mercado Vivo + Verde nasceu em 2014 da junção de movimentos comunitários do bairro Santa Tereza, ligados à agroecologia e agricultura familiar, organizações de economia solidária, grupo de artesãos, artistas plásticos, circenses, músicos, cênicos pesquisadores, educadores e empreendedores socioambientais.
Esse povo todo se uniu em busca da reabertura do Mercado Distrital de Santa Tereza (equipamento público fechado em 2007), com um projeto de ocupação comunitário, inclusivo e sustentável.
Entre 2017 e 2019, o Coletivo apresentou o projeto à Prefeitura de Belo Horizonte. Entretanto, a prefeitura decidiu pela privatização dos Mercados Municipais da cidade. Então, o Coletivo passou a colaborar na definição das diretrizes da licitação de ocupação para o espaço.
Agora, a missão deste Coletivo é garantir que as diretrizes incluídas no edital de concessão do Mercado de Santa Tereza sejam cumpridas pela Fundação Doimo.
De acordo com o edital de concessão do Mercado, do qual a Fundação Doimo foi a vencedora, o local deve priorizar à diversidade da cultura local, os pequenos produtores, artistas e artesãos, a agroecologia e agricultura familiar urbana e rural, capaz de acolher a produção da região metropolitana, respeitar os saberes tradicionais e atender a demanda por alimentação saudável, alinhado e amparado pelas políticas públicas de segurança alimentar do município.
As diretrizes ainda dizem que o Mercado deve buscar o desenvolvimento sustentável, com iniciativas de preservação ambiental, implantação de horta comunitária, abertura de praça e espaços para convivência comunitária, em consonância com as características e potenciais locais, assim como o respeito à Área de Diretrizes Especiais (ADE) e as diretrizes de preservação do patrimônio cultural do conjunto urbano de Santa Tereza, que protegem o bairro.