"Espaço em Rede" no Espaço do Conhecimento UFMG - Santa Tereza Tem
Logo

“Espaço em Rede” no Espaço do Conhecimento UFMG

Espaço em Rede: oficinas, brincadeiras e contação de histórias em ambiente virtual

Na nova série “Espaço em Rede”, o museu traz versões de suas atividades educativas adaptadas para o mundo digital

Oficinas, contações de histórias, jogos e brincadeiras. Essas são algumas das ações educativas desenvolvidas junto ao público, no Espaço do Conhecimento UFMG. Porém, desde o início da pandemia do novo Coronavírus, com o fechamento do museu, os encontros presenciais que favoreciam essas ações foram interrompidos.

Nesse contexto, o Espaço do Conhecimento acaba de lançar o Espaço em Rede, que tem o objetivo de trazer versões dessas atividades, adaptadas ao ambiente virtual. Com esse projeto, propomos uma alternativa de conexão, aproximação e troca, a partir do compartilhamento de conteúdos criativos e instigantes. A cada mês, será postado, no YouTube e no Instagram do Espaço, um vídeo com uma atividade lúdica e educativa para entreter os espectadores, especialmente o público infanto-juvenil.

Setembro 2020 | Contação de histórias “Ananse das Histórias”

Assista em: https://youtu.be/OIGdb_1l-ko


No mundo antigo, segundo a mitologia do povo Akan, na atual região de Gana e Costa do Marfim, não haviam histórias, e por isso viver era muito triste. Kwaku Ananse, o homem aranha, queria se tornar o dono de todas as histórias, e para isso teve que tecer uma grande teia e pedir ajuda ao Deus Nyame, que lhe concedeu três difíceis missões. Neste vídeo, o público descobrirá que missões são essas e o que ele faz para passar por elas. Ananse das Histórias faz parte da seleção de narrativas e personagens importantes das culturas Akan, Banto, Yorubá e Zulu, da tradicional atividade “Histórias da África de A a Z”. Para contar essa história, Priscila Martins usa objetos do cotidiano, materiais comuns ao ambiente caseiro que representam um convite a um exercício de escuta e imaginação.

SERVIÇO
Quando: vídeos na última semana de cada mês, a partir de setembro 2020
Onde: Canal do Espaço do Conhecimento UFMG no YouTube (youtube.com/espacoufmg) e no IGTV do Instagram (@espacoufmg)
Assista em: https://youtu.be/OIGdb_1l-ko

Anúncios