BH recebe a obra "Entidades" no Viaduto Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

BH recebe a obra “Entidades” no Viaduto Santa Tereza

Belo Horizonte recebe escultura urbana feita por um artista indígena como parte do CURA

Uma cena no Viaduto Santa Tereza tem intrigado muita gente. Duas cobras gigantes se enrolam nos históricos arcos do Viaduto Santa Tereza e se encontram bem no meio, no ar. Pra esclarecer, esta é a obra “Entidades”, que inaugura o #CURA2020 (Circuito Urbano de Arte), na edição deste ano.

A obra “Entidades” foi criada pelo artista indígena Jaider Esbell @jaider_esbell, que veio diretamente de Roraima, nos mostra a simbologia de seu povo Makuxi. Cada cobra da instalação soma 17 metros de comprimento e 1,5 metro de diâmetro e o Viaduto Santa Tereza carregará, até 22 de outubro, a pesquisa e a poética do artista em torno da “Cobra Grande”, a grande avó universal.

Segundo o artista, a Cobra Grande representa a fertilidade, a fartura e o caminho das águas, porque ela vive debaixo da terra, nos grandes rios subterrâneos, mantendo o movimento das águas, pulsando para que as fontes sejam perenes.

Obra Entidades, no Viaduto Santa Tereza – Foto: Hanna Gabriela

Sobre Jaider
Jaider é artivista indígena da etnia Makuxi (RR) com prêmios na literatura, nas artes visuais e no cinema. Desde 2010, encontra também na escrita caminhos para suas manifestações artísticas. Trabalhos individuais e coletivos, tanto no Brasil quanto no exterior, marcam a trajetória do artista que vive em Boa Vista (RR), capital onde criou e mantém a primeira galeria de arte exclusivamente para obras de arte indígena contemporânea.

De 22 de setembro a 22 de outubro, a obra Entidades de Jaider Esbell estará presente no Viaduto Santa Tereza como parte do Cura – Circuito Urbano de Arte. Além das pinturas das quatro empenas desta edição, o Cura conta também com duas intervenções inéditas em outros pontos do Centro de BH.

Sobre o Cura 2020

A 5ª edição do Cura – Circuito de Arte Urbana acontece entre os dias 22 de setembro e 04 de outubro em Belo Horizonte. Desta vez, serão pintadas 04 empenas no hipercentro da cidade, que também receberá outras intervenções artísticas.

Por conta da pandemia, o restante da programação acontece exclusivamente online. Neste ano, o festival convidou duas artistas para compor a comissão curadora: Arissana Pataxó, de Coroa Vermelha – Cabrália, e Domitila de Paulo, de BH. Elas, juntamente com as criadoras do festival – Janaína Macruz, Juliana Flores e Priscila Amoni – são os nomes por trás de tudo.

O festival defende a resistência através da arte e cuidado com as pessoas, afetos e natureza e decide por uma curadoria que se aprofunda em um Brasil que não é somente urbano, trazendo artistas de diversas regiões e por isso com perspectivas estéticas diversas no seu lineup de obras públicas e também na Galeria CURA. É urgente ouvir as vozes que apontam outros caminhos.

Toda a programação virtual do Cura 2020 é gratuita e acessível. Uma programação diversa, que discute a atualidade e traz nomes em destaque no cenário nacional, entre eles Preta Rara, rapper e arte-educadora, importante nome do feminismo negro brasileiro e Ailton Krenak, uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro.
Online – https://www.youtube.com/CURACircuitoUrbanodeArte

PROGRAMAÇÃO
28/09 – segunda-feira, 19h30

Bate Papo – Imaginar caminhos: ocupando o mercado de arte contemporânea
Convidados: Thiago Alvim e Comum, artistas e idealizadores do JUNTA; Cristiana Tejo, curadora e uma das idealizadoras do Projeto Quarantine; Micaela Cyrino, artista visual e integrante da Nacional Trovoa.
Mediação: Fabiola Rodrigues, MUNA – Mulheres Negras nas Artes

29/09 – terça-feira, às 19h30
Bate Papo – Transformando, ocupando e criando novas narrativas: os olhares de artistas, curadores e pesquisadores contra o colonialismo sobre suas produções
Convidadas: Nathalia Grilo Cipriano, pesquisadora de cultura e cosmovisões negro-africanas, editora da revista digital diCheiro; Ventura Profana, escritora, cantora, performer e artista visual; Sandra Benites, antropóloga, arte-educadora e curadora-adjunta do MASP – Museu de Arte de São Paulo.
Mediação: Luciara Ribeiro, educadora, pesquisadora e curadora independente.

30/09 – quarta-feira, às 19h30
Aulão – O hip-hop resiste
Com Preta Rara, rapper, historiadora, turbanista, e influenciadora digital.

Preta Rara (foto Facebook)

01/10 – quinta-feira, às 19h30
Bate Papo – Arte e Vida, Arte é Vida
Covidados: Maurinho Mukumbe, ferreiro; Ibã Hunikuin (Isaías Sales), txana, mestre dos cantos na tradição do povo huni kuin e pintor. Integra o coletivo MAHKU – Movimento dos Artistas Huni Kuin; Bordadeiras do Curtume (Vale do Jequitinhonha).
Mediação: Célia Xakriaba, professora e ativista indígena

02/10 – sexta-feira, às 19h30
Aulão – A Vida não é útil
Com Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro. É considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, possuindo reconhecimento internacional.

Galeria de Arte Virtual
A Galeria de Arte CURA vai funcionar no site www.cura.art durante o período do festival com mais de 30 artistas de todo o Brasil, que terão suas obras expostas e disponíveis para compra.

Entre eles artistas que já participaram de outras edições do CURA ou participam desta edição como Thiago Mazza e Davi DMS (Cura 2017), Criola (Cura 2018), Luna Bastos (Cura 2019) e Diego Moura (Cura 2020) e artistas contemporâneos entre eles Heloísa Hariadne (São Paulo/SP); Mulambö (Saquarema/RJ), Alex Oliveira (Jequié/BA) e Luana Vitra (Belo Horizonte/MG).

O Circuito Urbano de Artes completa sua quinta edição e, com esta, serão 18 obras de arte em fachadas e empenas, sendo 14 na região do hipercentro da capital mineira e quatro na região da Lagoinha, formando, assim, a maior coleção de arte mural em grande escala já feita por um único festival brasileiro.


O CURA também presenteou BH com o primeiro, e até então único, Mirante de Arte Urbana do mundo. Todas as pinturas realizadas no hipercentro podem ser contempladas da Rua Sapucaí.
www.facebook.com/curafestival
www.instagram.com/cura.art
https://cura.art

Anúncios