CINE104 com Jean-Luc Godard e Eder Santos - Santa Tereza Tem
Logo

CINE104 com Jean-Luc Godard e Eder Santos

CINE104 encerra programação de setembro com bate-papo e exibição de filme de Jean-Luc Godard

Na última semana de setembro, o destaque do “Cine104 em Casa” é o bate-papo com o cineasta Eder Santos, um dos precursores e pioneiros da “videoarte” no Brasil, responsável pelo filme “Deserto Azul”, que será exibido na sexta, no sábado e no domingo. Ação gratuita e online também exibirá um filme do prestigiado diretor francês Jean-Luc Godard, de quarta à sexta.

O Cine104 em Casa traz como destaque nessa semana o bate-papo online com o cineasta Eder Santos, um dos pioneiros da videoarte no Brasil, no sábado (26 de setembro), às 19h. A conversa abordará o cenário contemporâneo do audiovisual no país, além de, claro, debater a respeito de “Deserto Azul”, filme que será exibido a partir das 20h de sexta-feira (25 de setembro) até às 20h de domingo (27 do mesmo mês).

Seguindo uma linguagem experimental, “Deserto Azul” é uma obra híbrida em que o cinema, as artes visuais, as artes plásticas, instalações e performances compõem o espaço narrativo. Com um elenco talentoso composto por Odilon Esteves, Maria Luísa Mendonça, Chico Dias, Ângelo Antônio, Leonardo Fernandes e Michelle Castro, “Deserto Azul” apresenta a história de um homem atormentado por suas intuições, por símbolos e sonhos, parte numa viagem de busca. Ele quer ter um encontro profundo consigo mesmo? Procura o verdadeiro amor? Quer desvendar o mistério da vida e da morte? Em sua viagem, uma profeta lhe apresenta propostas, desafios, que serão para ele, grandes revelações.

Outro destaque da última semana de setembro é a exibição de um filme de Jean-Luc Godard, diretor cultuado e símbolo da Nouvelle Vague francesa, um dos mais relevantes movimentos cinematográficos da história. O longa “Imagem e Palavra”, dirigido por Godard, é um de seus trabalhos mais recentes, lançado em 2018, que simboliza toda a experimentação formal e criativa que o cineasta francês propõe com seus trabalhos desde 1960, quando lançou Acossado, seu primeiro longa-metragem.

O filme, que fica disponível por 48 horas, a partir de 20h de quarta-feira (23 de setembro) até às 20h de sexta-feira (25 de setembro), combina fragmentos de imagens, trechos de filmes, pinturas, citações de textos e músicas com notícias brutais e horrores do mundo contemporâneo. São colagens fluidas, imagens distorcidas digitalmente, sons e falas, que compõem um mosaico complexo e perturbador capaz de confrontar a linguagem do cinema e o espectador.
Realizando às exibições por meio do Vimeo, os filmes ficam disponíveis de forma gratuita por 48 horas.

Os links e respectivas senhas para acesso aos filmes serão disponibilizados nas páginas oficiais do Centoequatro: Facebook (www.facebook.com/centoequatro/) , no Instagram (@centoequatrobh) e no site do 104 (www.centoequatro.org). Para assistir, basta clicar no link e digitar a senha. A curadoria da programação é assinada por Mônica Cerqueira.

Programação
23/09, 24/09 e 25/09: “Imagem e Palavra”, de Jean-Luc Godard / 2018

Sinopse e informações: Fragmentos de imagens, trechos de filmes, pinturas, citações de textos e músicas se misturam com notícias brutais e horrores do mundo contemporâneo. Colagens fluidas, imagens distorcidas digitalmente, sons e falas compõem um mosaico complexo e perturbador. Para o prestigiado crítico da Variety, Owen Gleiberman, o filme é “um boletim Godardiano sobre o mundo que ele está vendo através de seu caleidoscópio semiótico saturado de cores, é o mundo que caiu em horror e está girando fora de controle. Ou talvez tenha caído sob um excesso de controle. É tentador dizer que o aviso dele é sobre brutos e fascistas”.

26/09, 27/09 e 28/09: “Deserto Azul”, de Eder Santos / 2014
Sinopse e informações: Um homem atormentado por suas intuições, por símbolos e sonhos, parte numa viagem de busca. Ele quer ter um encontro profundo consigo mesmo? Procura o verdadeiro amor? Quer desvendar o mistério da vida e da morte? Em sua viagem, uma profeta lhe apresenta propostas, desafios, que serão para ele, grandes revelações. “Deserto Azul” foi gravado em Brasília e no Deserto do Atakama, no Chile. O filme é uma obra híbrida, onde o cinema, as artes visuais, as artes plásticas, instalações e performances compõem o espaço narrativo. Segundo longa-metragem de Eder Santos, um dos pioneiros da videoarte no Brasil. No elenco: Odilon Esteves, Maria Luísa Mendonça, Chico Dias, Ângelo Antônio, Leonardo Fernandes e Michelle Castro.

CINE104
Endereço: Centoequatro (Praça Rui Barbosa, 104 – Centro)
Telefone: (31) 3222-6457
Instagram: @centoequatrobh
Site: https://www.centoequatro.org/

Anúncios