Projeto Aulas Abertas com Renata Queiroz que fala de saúde mental - Santa Tereza Tem
Logo

Projeto Aulas Abertas com Renata Queiroz que fala de saúde mental

Projeto Aulas Abertas com a psiquiatra que traz a obra do dançarino Kazuo Ohno para falar de saúde mental

A convidada do projeto Aulas Abertas desta semana, a professora Renata Queiroz, traz um olhar mais filosófico sobre o entrecruzamento entre a arte, a cultura e a saúde mental. Ela aborda a saúde mental não pelo ponto de vista das doenças psiquiátricas, mas pela perspectiva de uma condição que se constitui, para todos, como um processo permanente de construção de si mesmo e de criação de uma identidade singular.

Para colaborar no enfrentamento dessa situação tão crítica e desafiadora que estamos vivendo com a pandemia do coronavírus, a psiquiatra e psicanalista traz a obra poética do dançarino de Butoh japonês Kazuo Ohno. Para esse artista, a dança foi a sustentação da sua saúde física e psíquica, além da sua realização no mundo e da sua elevação enquanto ser humano.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=qjEmUACMhGI

Renata Queiroz é médica psiquiatra, psicanalista, performer e professora de yoga no projeto de extensão “Kundalini Yoga: Estilo de Vida e Saúde Mental” da UFMG.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais nesse momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição.

Projeto Aulas Abertas
Quartas-feiras nas Redes Sociais e Site do Centro Cultural UFMG
Facebook: https://www.facebook.com/centroculturalufmg
Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg
YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG
Site: https://www.ufmg.br/centrocultural/

Anúncios