Em agosto, celebram-se duas manifestações culturais: o Dia do Patrimônio (17) e o Dia da Fotografia (19). A Casa Fiat de Cultura abordará as duas temáticas no Encontros com o Patrimônio deste mês, que será realizado no domingo, 16 de agosto, das 11h às 12h30. A historiadora e educadora da instituição, Ana Carolina Ministério, convida o antropólogo e fotógrafo Patrick Arley para bate-papo online sobre “Patrimônio e Fotografia: registros de memórias e identidades”. A transmissão será ao vivo e a participação é gratuita, com inscrição pela Sympla.
A historiadora Ana Carolina Ministério vai apresentar a potência documental da fotografia, como registro de histórias familiares e das cidades, e discutir como o pensamento moderno impactou áreas urbanas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a partir de registro dos fotógrafos Militão Augusto de Azevedo, Marc Ferrez e Wilson Baptista.
Em seguida, Patrick abordará as concepções que formam e informam as políticas patrimoniais, as narrativas visuais e as relações históricas entre a fotografia e os povos subalternos. Eles destacam, ainda, pontos sobre fotoetnografia, ética e registros dos povos tradicionais contemporâneos.
Ana Carolina Ministério, historiadora e educadora da Casa Fiat de Cultura
Responsável pelo Núcleo de Pesquisa e Mediação em Arte, Cultura e Patrimônio da Casa Fiat de Cultura.
Patrick Arley, antropólogo e fotógrafo, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é mestre em Antropologia pela mesma instituição, onde também iniciou o doutorado em Antropologia.
SERVIÇO
Patrimônio e Fotografia: registros de memórias e identidades
Dia16 de agosto, das 11h às 12h30 – Bate-papo virtual
Evento gratuito, com inscrição pela Sympla: https://bit.ly/33tSDt0