Retransmissão da Ópera Andrea Chénierno no Festival Liberté - Santa Tereza Tem
Logo

Retransmissão da Ópera Andrea Chénierno no Festival Liberté

Retransmissão da Ópera de Umberto Giordano neste domingo (26/07), como parte da programação do Festival Liberté

A programação do Festival Liberté é completamente virtual e reúne diversas manifestações artísticas. Exemplo disso é a retransmissão da ópera de Umberto Giordano: Andrea Chénier, a partir do dia 26 de julho, às 18h, até o dia 31 de julho. O clássico estará acessível ao público nos canais da Aliança Francesa: Facebook, Instagram e YouTube. A transmissão é uma parceria entre a organização do Festival Liberté em Belo Horizonte e a Fundação Clóvis Salgado.

Composta por Umberto Giordano, essa ópera possui quatro atos e foi apresentada pela primeira vez em 1896, no Teatro Scala, em Milão. Com libreto de Luigi Illica, a obra é baseada na vida do poeta francês Andréa Chénier (1762 – 1794), que foi executado durante a Revolução Francesa. Poeta popular que frequentava as altas rodas da elite francesa, Chénier é convidado a unir-se ao movimento revolucionário. Apaixonado por uma aristocrata, o poeta, acaba se tornando um homem procurado pelas tropas de Robespierre.

A obra tornou-se conhecida do grande público em 1993, com o filme Filadélfia, de Jonathan Demme. A produção narra o drama do advogado demitido após contrair o vírus HIV, e tem um de seus momentos mais fortes quando o personagem principal, interpretado por Tom Hanks, escuta a ária La Mamma Morta, na voz de Maria Callas. Ao narrar o canto de Maddalena, que teve sua mãe assassinada, Tom Hanks consegue mostrar para o público toda a dor e o sofrimento que têm dilacerado sua alma na história.

Durante todo o mês de julho, Belo Horizonte entra no clima francês para celebrar o Festival Liberté, que reúne música, exposições (científica e artística), palestra, encontros de cinema e de gastronomia. Este ano todas as atividades serão transmitidas online e com acesso gratuito.

SERVIÇO
Ópera de Umberto Giordano: Andrea Chénier
De 26 a 31 de julho, às 18 horas
Acesso: Facebook | Instagram | YouTube

Anúncios