Célio Balona é convidado da live Dando Corda - Santa Tereza Tem
Logo

Célio Balona é convidado da live Dando Corda

Célio Balona é convidado da live Dando Corda da Orquestra Sesiminas Musicoop

“Dos bailes da vida às salas de concerto” é o tema da conversa entre o músico Célio Balona e o maestro Felipe Magalhães, durante a Live Dando Corda da Orquestra Sesiminas Musicoop, no dia 8 de julho, quarta, às 21h30, pelo instagram da orquestra: @orquestrasesiminasmusicoop.

Compositor, arranjador, tecladista e acordeonista fala sobre sua trajetória que começou cedo, aos 15 anos. “Tocava profissionalmente nas grandes orquestras de baile de antigamente. Com o tempo houve esvaziamento desses grupos e a música para baile ficou restrita aos pequenos conjuntos. Mas segui com vontade de ser acompanhado por grandes formações orquestrais, é o ápice da carreira para o músico”, diz.

A primeira oportunidade veio com a Orquestra Sesiminas Musicoop: “Foi quando gravamos o CD/DVD Projeto Brasil de Antônio a Zé Kéti. Eu, Clóvis Aguiar (piano), Milton Ramos (contrabaixo) a convite do maestro, na época, Marco Antônio Maia Drumond. Pra mim, uma apresentação definitiva e inesquecível. Senti o potencial de uma apresentação com orquestra. Tenho um respeito profundo pelos músicos da Musicoop. São grandes profissionais. Depois disso, vieram outras. Minas é um estado musical, com grandes grupos em atividade”, afirma.

Ainda na década de 60, ao lado de músicos como Nivaldo Ornelas e Wagner Tiso, formou seu primeiro grupo musical. Mais tarde, começou a se dedicar à composição e a música instrumental. Gravou vários discos e participou de Festivais no Brasil e exterior. Atuou em shows nos EUA, México, Argentina, Espanha, Inglaterra, França e foi o representante da América Latina no Festival Electone Yamaha no Japão. Tem sete discos e cinco cds lançados: ”Batuquerê”, “Cantigas“, “Trilhas”, “Coletânea”, e mais recentemente, ”Alumbramentos” CD autoral com participação de vários músicos e comemorativo dos seus 50 anos de carreira.

Sobre a pandemia, o músico diz: “esse vírus colocou em quarentena toda a humanidade e expôs a fragilidade humana. Nós (músicos) seremos os últimos a voltar. A internet tem sido o veículo de comunicação com o público”. Além da Live Dando Corda,Célio Balona se apresentou recentemente, em vídeo publicado na internet, com Cristóvão Bastos: “Eu em BH e ele no Rio. O Cristóvão gravou primeiro o acompanhamento e eu coloquei os solos. Acho que por enquanto é um paliativo.

Anúncios