Santa Tereza e o Rio das Velhas - Santa Tereza Tem
Logo

Santa Tereza e o Rio das Velhas

Hoje, Dia 29 de junho, é comemorado o Dia do Rio das Velhas

por Elio Domingo Netto

Outrora, pujante, caudaloso e, sobretudo, limpo o Rio das Velhas tem o dia de hoje (29 de junho) como data comemorativa. Com a criação do Comitê da Bacia do Rio das Velhas em 29 de junho de 1998, agregou-se à data a celebração pelo dia do Rio das Velhas, ainda em consonância com o dia de São Pedro e com o dia dos pescadores.

“Pescadores” tem tudo a ver com o Rio das Velhas e com o nosso bairro Santa Tereza. Há alguns registros da antiga parada de trem na margem esquerda do Ribeirão Arrudas, em Santa Tereza, a saudosa Parada do Cardoso. Muitos dos transeuntes, que vinham de trem passavam pelo bairro e compravam miudezas para pesca no Rio das Velhas, em locais como Sabará.

Restaram lembranças como o nome Parada do Cardoso, o Bloco dos Pescadores e até o Bar do Orlando. Testemunho arquitetônico vivo daqueles tempos.

E hoje em dia? É preciso celebrar o rio, mas lembrando que há pouco para se comemorar. Ainda há pesca no Velhas no norte de Minas e na região de Corinto/MG até Jequitibá/MG, mas a degradação toma conta.

Santa Tereza é um bairro da bacia, pois é drenado pelo Ribeirão Arrudas, importante afluente do Velhas. Ao preservar o bairro estamos cuidando do rio. Não jogue lixo nas ruas, em especial próximo à Avenida dos Andradas, pois todo o lixo é levado pelo Arrudas até o Velhas em Sabará.

Anúncios