Maestrina Lara Tanaka é convidada da Orquestra Sesiminas Musicoop - Santa Tereza Tem
Logo

Maestrina Lara Tanaka é convidada da Orquestra Sesiminas Musicoop

Foto Paulo Lacerda

Maestrina Lara Tanaka é convidada da live Dando Corda da Orquestra Sesiminas Musicoop

No dia 1º de julho, quarta, a pianista e maestrina Lara Tanaka é a próxima convidada da live Dando Corda – que toda semana traz uma personalidade da cena musical brasileira para um papo descontraído. A artista, que já atuou na regência de corais e orquestras e que, desde 2014, está à frente do Coral Lírico de Minas Gerais na preparação de óperas, oratórios e concertos sinfônicos, fala sobre os desafios da profissão ainda predominantemente exercida por homens. A transmissão marca o retorno do maestro Felipe Magalhães ao projeto Dando Corda e começa às 21h30, no instagram da @orquestrasesiminasmusicoop.

Lara Tanaka começou a estudar com a mãe pianista, aos 4 anos de idade, mas quando ingressou na faculdade de Música para se tornar pianista profissional, a regência falou mais alto. “Não queria tocar sozinha, queria tocar música de câmara. Eu entrava na biblioteca da escola de música e achava aquilo fantástico. Por curiosidade comecei a pegar as grades de orquestra, colocava a gravação e ficava vidrada. Como alguém conseguia acompanhar uma partitura com tantos instrumentos?”, lembra.

A maestrina se lembra da primeira vez em que pisou no pódio para reger. “Foi uma sensação de prazer. Abaixei a batuta e veio a massa sonora. Achei muito poderoso estar ali na frente. Reger uma orquestra e um coro é também uma responsabilidade grande. Você tem que saber o que extrair dos músicos. Já são pessoas profissionais, que sabem ler a partitura, então tenho que passar algo mais”, explica.

LARA TANAKA
Mineira de Belo Horizonte, Lara Tanaka é formada em piano pelo Conservatório de Música de Minas Gerais e bacharel em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). De 2013 a 2015 foi pianista e regente assistente do Coral Ars Nova da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem atuado como regente do Coral Lírico de Minas Gerais desde 2014, na preparação de óperas, oratórios e concertos sinfônicos, participando da difusão do canto lírico no estado.

Anúncios